Comissão aprova plantão Psicossocial nas Unidades Policiais


10/02/2004 15:22

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Romeu Tuma

A Comissão de Segurança Pública aprovou, em sua 1ª reunião do ano de 2004, o projeto de lei de autoria do Deputado Romeu Tuma, que autoriza o Poder Executivo a instalar o plantão psicossocial em seccionais, delegacias, distritos policiais e delegacias de defesa da mulher.

Tuma esclarece que é importante as unidades policiais contarem com assistentes sociais e psicólogos porque se observa um grande numero de atendimentos sociais realizados pelos policiais durante o plantão.

Além disso, segundo ele, a delegacia de policia é a única porta aberta 24 horas para atendimento da população e, portanto, é natural que o delegado e demais integrantes da equipe se deparem com os mais diversos problemas sociais, como alcoolismo, uso de drogas e desentendimentos familiares, principalmente nas regiões mais carentes da cidade.

O plantão psicossocial será formado por bacharéis e estagiários de psicologia e serviço social, permitindo ao Estado formar convênios com universidades que possam oferecer os profissionais.

Dessa forma, os policiais terão mais tempo para se dedicar aos atos de policia judiciária, enquanto o cidadão terá acesso a um atendimento especializado, permitindo uma maior integração da policia e a comunidade.

rtuma@al.sp.gov.br

alesp