Aprovado projeto que exclui áreas habitadas do Parque Jacupiranga


19/08/2005 11:00

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

A Assembléia Legislativa aprovou nesta terça-feira, 16/8, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei 984/03, do deputado Hamilton Pereira (PT), que altera os limites do Parque Estadual de Jacupiranga, no Vale do Ribeira, e inclui novas áreas para efeito de compensação ambiental. O parlamentar comemorou a aprovação, considerando que a propositura, além de excluir áreas habitadas por comunidades tradicionais, amplia sua extensão em cerca de 600 hectares.

O Parque Estadual de Jacupiranga abrange parte dos municípios de Barra do Turvo, Cananéia, Eldorado, Iporanga e Cajati, na região do Vale do Ribeira, onde se concentram 66% dos remanescentes de Mata Atlântica do Estado de São Paulo e 13% de todo o Brasil. "Pelo próprio valor estratégico destes remanescentes para a proteção da Mata Atlântica, mais que um terço deles foram transformados em parques e estações ecológicas", explica Hamilton Pereira. Com isso, três quartos das Unidades de Conservação restritivas de São Paulo localizam-se no Vale do Ribeira e as áreas atingidas são, em sua maioria, habitadas há várias gerações.

Segundo Hamilton Pereira, essa situação tem causado inúmeros problemas. "Isso porque nem a natureza é preservada da forma como necessita, nem as populações conseguem se desenvolver", justifica o parlamentar. "Prova disso é o próprio Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) que mostra que os municípios do Vale do Ribeira estão entre os de pior situação, marcados pela pobreza e falta de suporte socioeconômico", completa Hamilton.

O próximo passo a ser dado por Hamilton Pereira na tentativa de garantir a aprovação do projeto pelo governador, será buscar o apoio do secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp