Pedro Tobias recebe homenageado na Câmara Municipal de Cândido Mota


20/03/2001 16:53

Compartilhar:


O deputado estadual Pedro Tobias (PDT) foi surpreendido com homenagem prestada pela Câmara Municipal de Cândido da Mota, região de Assis, no último sábado, 17/3. Tobias recebeu moção de congratulações, de iniciativa do vereador Joaquim Caetano da Silva (PMDB), aprovada por unanimidade pelos demais vereadores, por ter apresentado à Assembléia Legislativa projeto de lei que propõe ensino integral nas escolas públicas do Estado.

Pela proposta do deputado Pedro Tobias, as escolas públicas de ensinos fundamental e médio deverão exercer suas atividades em período integral. As instituições de ensino deverão complementar o período já existente com atividades extra-curriculares, como prática de esportes, teatro, música, dança, folclore e aulas de cidadania e de prevenção contra o uso de drogas.

Tobias agradeceu a homenagem e divulgou uma realidade que seu projeto pretende reverter. "Cada criança na Febem custa R$ 1.800 por mês para o governo, enquanto cada criança na escola custa R$ 800 por ano. Todos concordam em tirar as crianças da rua, mas não sabem onde colocá-las. É claro que elas devem ser matriculadas na escola, com atividades em período integral. O meu projeto caminha nesta direção, atuando na educação como forma de prevenção à criminalidade", destacou o deputado.

O prefeito Aparecido Roberto Cidinho de Lima (PMDB) também prestigiou o evento, e aproveitou para pedir a ajuda de Pedro Tobias para conseguir mais recursos para a área da Saúde do município, falou das dificuldades enfrentadas pela Santa Casa local e voltou a reivindicar um mamógrafo para ser utilizado nos exames de prevenção ao câncer de mama.

Com relação ao mamógrafo, o deputado disse que já reiterou o pedido à Secretaria de Estado da Saúde e aguarda a liberação. Sobre a situação caótica em que vivem praticamente todas as Santas Casas do Estado, o deputado declarou que o secretário da Saúde, José da Silva Guedes, defende uma política de parceria entre Estado-Município-Santa Casa. " Nós precisamos encontrar uma solução permanente para os problemas financeiros dos hospitais públicos. Não adianta investir apenas em medidas paliativas. É preciso resolver a questão de vez. Por isso o governo quer estudo técnico detalhado sobre o hospital. Acabou o tempo em que o deputado distribuía dinheiro de acordo com sua vontade. Agora, tudo é aprovado após análise do projeto".

O vice-presidente da Câmara de Cândido Mota, Robilan Manfio dos Reis, o presidente do PDT, Alcídio Ribeiro, e o vereador José Pereira da Silva, elogiaram o comportamento ético de Pedro Tobias. "Pedro Tobias colocou-se à disposição de Cândido Mota logo depois de eleito deputado, e nem pensou na quantidade de votos que aqui teve. Ele não é deputado Copa do Mundo, que só aparece de quatro em quatro anos."

Além de vereadores, participaram da solenidade o presidente da Congregação de Pastores, pastor Manoel Messias, e de mais de 40 pessoas, a maioria voluntários da Associação de Combate ao Câncer de Cândido Mota.

Após o evento, o deputado foi recepcionado com almoço na Usina Nova América, no vizinho município de Tarumã. Antes, fez questão de assistir a um vídeo que mostrava os projetos sociais desenvolvidos pela Fundação Rezende

Barbosa. Entre eles a formação de grupos de Teatro, Coral e Banda Marcial.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Pedro Tobias - 3886-6739/6761)

alesp