Recepção à relatora da ONU


01/10/2003 15:49

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), integrante da Comissão de Educação, participou nesta terça-feira, 30/9, da recepção à relatora da Organização das Nações Unidas (ONU) para questões extrajudiciais, a paquistanesa Asma Jahangir, no auditório Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa paulista.

Asma veio ao Brasil receber relatórios de organizações não-governamentais relacionados à falta de respeito aos direitos humanos. "Ela aproveita a abertura promovida pelo governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, que articulou, sem prazo e de modo deliberado, a presença de integrantes da ONU para missões dessa natureza no país", diz a deputada.

Na Assembléia Legislativa, a relatora da ONU recebeu do presidente da Comissão de Direitos Humanos, Renato Simões (PT), relatório com denúncias de violação dos direitos humanos, como a existência de grupos de extermínio nas regiões de Guarulhos e Ribeirão Preto. Além disso, longe da imprensa e a portas fechadas, ouviu depoimentos de vítimas desse tipo de violência.

Maria Lúcia Amary manifestou a preocupação de que a relatora da ONU não leve de São Paulo a idéia de que a falta de respeito aos direitos humanos é deliberada, "quando na verdade é pontual e formada por casos de exceção ao respeito pela liberdade e soberania do Estado de Direito". Quanto à Febem, em particular, a deputada chama a atenção para o esforço que o governador Geraldo Alckmin e o secretário de Educação, Gabriel Chalita, estão fazendo na área. Ela reclama também que o foco sobre a Febem não recaia somente em unidades nas quais os problemas ainda não foram solucionados, mas sejam equilibrados com a divulgação sobre os locais onde a entidade está apresentando resultados de recuperação e de inclusão dos adolescentes à vida em comunidade, casos de São Carlos e Sorocaba.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp