Frente pela ética na TV será lançada nesta segunda-feira


10/10/2003 20:23

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Sebastião Arcanjo

A busca pela qualidade da programação, o combate ao vale-tudo pela audiência e as responsabilidades sociais da televisão são os principais motivos que levaram deputados estaduais a se unir na luta por uma produção televisiva com mais ética e responsabilidade. Após os últimos acontecimentos gerados pela falsa entrevista de membros do PCC no programa "Domingo Legal", comandado por Augusto Liberato, o deputado Sebastião Arcanjo (PT), o Tiãozinho, tomou a iniciativa de criar a Frente Parlamentar pela Ética na TV, que será lançada na segunda-feira, dia 13/10, às 19 h, no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa.

A frente tem o apoio da campanha nacional "Quem financia a baixaria é contra a cidadania". Ela recebeu a adesão de 27 deputados de diversos partidos e terá dentre suas responsabilidades formular políticas que garantam a qualidades dos programas, o respeito aos direitos humanos, à ética e à cidadania. "As emissoras têm concessão pública e, por isso, precisam ter responsabilidade social", afirma Tiãozinho.

Para participar da frente, o deputado convidou o sociólogo e professor de Comunicação da USP Laurindo Leal Filho, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Frederico Barboza Ghedini, e a procuradora da República Eugênia Augusta Fávero, que moveu a ação judicial que suspendeu por um domingo a exibição do Domingo Legal.

tiaopt@al.sp.gov.br

alesp