Jardinópolis discute proibição de queimadas em canaviais


12/11/2007 18:07

Compartilhar:


Projeto que proíbe queimadas em canaviais foi apresentado na Câmara Municipal de Jardinópolis pelo vereador Luiz Carlos Cimini Saud, conhecido por Cacau, e tem recebido opiniões diferentes. O vereador Arthur Fregonesi afirmou que "o projeto é bom, mas o impacto social faz com que as queimadas sejam necessárias por mais algum tempo na cidade". Ex-cortador de cana, o vereador José Carlos de Carvalho disse que "a cana pode ser cortada manualmente sem que haja demissão na roça". Já o vereador Fernando Paschoal Saud Fregonezi, que é médico, disse que "seria incoerência posicionar-se contrário ao projeto, mas na condição de legislador, entende que a matéria requer maiores estudos".

No município de Barretos, o vereador Paulo Henrique Corrêa teve transformado em lei seu projeto que proíbe a queima da palha de cana. Já em outros municípios, leis no mesmo sentido foram consideradas inconstitucionais pelo Judiciário, tendo sua eficácia suspensa.

"Existe a polêmica em todos os lugares e na Câmara de Jardinópolis não seria diferente. O importante é que cada município está começando a pensar de que forma pode colaborar com a nossa atmosfera, diminuindo o efeito estufa", afirmou Rafael Silva, lembrando que em 2007, no Congresso Nacional, foram apresentados pelo menos quatro projetos sobre o assunto.

"O assunto é muito complexo e existem diferentes opiniões. Mas acredito que chegará o momento de um consenso geral, e a Assembléia poderá conseguir isso através da CPI da Cana-de-Açúcar", afirmou Rafael Silva, presidente do referido órgão.

rsilva@al.sp.gov.br

alesp