Espaço Tecnologia na Assembléia Legislativa comemora um ano de trabalhos


26/11/2004 18:28

Compartilhar:


Da assessoria de imprensa do IPT

O Espaço Tecnologia da Assembléia Legislativa de SP, criado em parceria com o IPT, presta o apoio técnico necessário ao trabalho dos parlamentares na área de Ciência e Tecnologia

Resultado de um esforço conjunto entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ligado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), órgão permanente da Assembléia Legislativa de São Paulo, o Espaço Tecnologia Alesp completa em dezembro próximo um ano de serviços prestados aos deputados paulistas e à comunidade.

A data será comemorada com evento nesta segunda-feira, 29/11, das 10h às 13h30, com a presença do presidente da Assembléia, deputado Sidney Beraldo e da Mesa Diretora da Casa, além do presidente da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia, deputado Jonas Donizette e do secretário, João Carlos de Souza Meirelles.

Tecnologia, parlamentares e políticas públicas

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com sua atuação no Espaço Tecnologia Alesp, dá suporte tecnológico a parlamentares e às comissões técnicas da Assembléia. A finalidade da instituição é facilitar e promover encontros que fomentem a discussão da ciência e da tecnologia na política, levando a problemática aos parlamentares.

Ros Mari Zenha, pesquisadora do IPT e coordenadora do Espaço, destaca dois eventos que ocorreram ao longo da existência da entidade. Primeiro, os seminários "Empreendedorismo: a tecnologia a Serviço das Micro e Pequenas Empresas" e "Arranjos Produtivos Locais - APL e o Desenvolvimento Sustentado de São Paulo", realizados, respectivamente, em abril e junho deste ano.

A partir desses eventos, produziu-se material informativo para que a Assembléia Legislativa e a equipe técnica do IPT desenvolvessem duas publicações que serão lançadas no final de dezembro, segundo previsão de Ros Mari. Entidades como a Fiesp, Finep, Sebrae-SP, Ministério da Ciência e Tecnologia e universidades, entre outras, também contribuíram para o debate com seus depoimentos.

Para fevereiro de 2005, outro seminário será realizado abordando o "Tecnologia a Serviços das Demandas Municipais". Ros Mari afirma que a discussão agora será direcionada para a tecnologia no poder local e as políticas públicas direcionadas ao setor tecnológico. "É importante o governo apoiar o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo", diz Ros Mari Zenha enfatizando a importância de iniciativas como o Espaço Tecnologia no apoio e orientação governamental.

Outro projeto para o ano que vem é agregar outros institutos do Estado ao Espaço Tecnologia. Um dos objetivos, segundo Ros Mari, é enfatizar o caráter e o trabalho abrangente do órgão. O Espaço vem mantendo contato em busca de parcerias com o Instituto Agronômico de Campinas, Instituto Butantan, Instituto de Pesca e Associação de Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo. Para a coordenadora, o assento de outras entidades representantes da sociedade civil no Instituto do Legislativo Paulista reforça o papel do Espaço Tecnologia, pois todas serão responsáveis por levar à casa legislativa a visão e a demanda de diferentes segmentos sociais.

jgarcia@ipt.br

alesp