Deputado quer levar experiência de restaurante-escola para a Baixada


08/08/2005 10:39

Compartilhar:


"Iniciativas como esta devem ser ampliadas e multiplicadas. Por isso, minha idéia é levar esse projeto para os legislativos da Baixada Santista e a outros poderes e órgãos localizados na Região que vierem a se interessar". A manifestação é do deputado Fausto Figueira (PT), 1º secretário da Assembléia Legislativa, após participar junto com os demais membros da Mesa Diretora da Casa, Rodrigo Garcia (presidente) e Geraldo Vinholi (2º secretário), de solenidade da assinatura de acordo entre a Assembléia e a Prefeitura de São Paulo, para a criação de uma lanchonete-escola, um café-escola, uma padaria-escola e um novo restaurante-escola na Assembléia Legislativa. Na foto (de David Santos Junior), o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Antonio Floriano Pereira Pesaro, o prefeito José Serra, o presidente da ALESP, Rodrigo Garcia, e o deputado Fausto Figueira.

O objetivo é proporcionar a jovens carentes formação profissional e acesso ao mercado de trabalho na produção de alimentos e prestação de serviços em gastronomia.

O Termo de Cooperação foi assinado no Salão Nobre da Presidência da Casa, contando com a presença do prefeito José Serra, do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Antonio Floriano Pereira Pesaro, e do chefe de gabinete Walmir Dantas, representando o secretário municipal do Trabalho.

Segundo o acordo, a Assembléia oferecerá espaço físico, equipamentos necessários à realização dos cursos e a oportunidade de trabalho. A Prefeitura, por intermédio das secretarias de Assistência Social e do Trabalho, se responsabilizará pelos recursos que viabilizarão os módulos semestrais de capacitação, com aulas teóricas e práticas, atendendo a cerca de 150 jovens por módulo.

Nesta primeira fase, dois espaços no prédio da ALESP começaram a ser adaptados para a instalação da lanchonete, do café e da padaria-escola. A previsão é de que comecem a funcionar no início de outubro. O Café São Paulo, que funciona atualmente na Casa, será adaptado para receber esses alunos.

A lanchonete, o café, a padaria e o restaurante-escola da Assembléia seguirão os mesmos moldes do Restaurante-Escola São Paulo, em funcionamento há um ano e meio na Câmara Municipal.

Os cursos na lanchonete (60 alunos), no café (20 alunos), na padaria (15 alunos) e no restaurante (60 alunos) terão duração de seis meses. Os jovens serão selecionados entre os de maior vulnerabilidade social, com renda per capita de meio salário mínimo ou uma renda familiar de até três salários mínimos, dentro da faixa etária de 17 a 29 anos. Além de aulas teóricas, os alunos irão aprender na prática, passando por todas as etapas de uma lanchonete, café ou restaurante, como carregar bandeja, servir corretamente uma mesa, preparar pratos e bebidas.

"Temos sempre de estar preocupados com a geração e ampliação de postos de trabalho, assim como com a qualificação e treinamento da mão-de-obra. E estes são exatamente os principais objetivos deste acordo de cooperação", afirmou Figueira.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp