Programa de captação de água da chuva


12/05/2009 16:13

Compartilhar:


Preocupado com o meio ambiente e com o problema da falta de água no mundo, o deputado José Bittencourt (PDT) já está prevenindo os paulistas em relação ao armazenamento de água da chuva, por meio do "Programa de Captação de Água da Chuva", cuja criação está prevista no Projeto de Lei 1.479/2007.

"O problema da falta de água é gravíssimo em todo o planeta, mas nem todas as pessoas se conscientizaram, algumas por falta de informação e outras por não terem passado por essa necessidade. Embora nosso país seja muito rico em recursos hídricos, algumas regiões sofrem com a falta de água até mesmo para o abastecimento das residências e não há água tratada para todos", declara o parlamentar.

Na aopinião do deputado, os piscinões foram ótima alternativa para evitar enchentes em alguns bairros da capital e em regiões do ABCD. "Porém, o custo é alto, além de outras problemáticas como o armazenamento de resíduos e bactérias, o que faz com que a água não seja aproveitável para a população", disse.

O Programa de Captação de Água da Chuva resolveria tanto o problema da falta de água, como o do excesso dela, avalia o deputado. A proposta é simples: instalar caixas de água com tampas removíveis para reter água em dias de chuva. Essa água poderá ser utilizada para atividades que dispensam o uso de água tratada, tais como descarga de vasos sanitários, limpeza de pisos, calçadas e carros.

O projeto já foi aprovado pelas comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e Orçamento e, agora, aguarda inclusão na pauta de votações do Plenário.



jbittencourt@al.sp.gov.br

alesp