Notas de Plenário


27/05/2008 21:42

Compartilhar:


Esporte contra a violência



O esporte, somado à inclusão social, é eficiente no combate à violência, disse Rui Falcão (PT), que citou como exemplo de sucesso o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) do Ministério da Justiça. "Esse caminho já foi trilhado na prefeitura de São Paulo na gestão de Marta Suplicy", lembrou o deputado, "quando houve reformulação da guarda municipal e a criação de programas sociais que tinham os CEUs como referência, o que levou ao visível refluxo da violência". Por fim, Falcão conclamou o governo do Estado a ampliar os programas sociais pois "só aparelhar a polícia não reduz a violência". (MF)



Carreiras truncadas



A carreira policial, nos últimos 14 anos, vem sendo sucateada, reclamou Olímpio Gomes (PV). Ele considerou que "o governo do Estado tem optado por uma política sórdida em relação aos vencimentos dos servidores públicos, em especial os dos policiais, ao criar adicionais aos ativos para alijar os inativos e os pensionistas". Esses adicionais, segundo Gomes, levam o policial a ficar mais tempo que o necessário em atividade, o que trunca a evolução das carreiras da PM. O deputado pediu ao governador o envio de projeto criando o estatuto da polícia, obedecendo à norma constitucional. (MF)



Dos males, o menor



A possibilidade de incorporação da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil foi comentada por Simão Pedro (PT), que lamentou o fato de "o governador Serra continuar com a política tucana de privatizar os bens públicos, mostrando desprezo pelo planejamento da economia e do desenvolvimento regional". O deputado citou ainda o enfraquecimento do banco, que já tem 49% de seu controle acionário vendido, e considerou a incorporação da Nossa Caixa a um banco público, dos males, o menor. (MF)



Preocupação com a Nossa Caixa



"A venda do Banco Nossa Caixa é injustificável, pois o correto seria fortalecê-lo", disse Cido Sério (PT), que atacou a tendência dos tucanos de desmontar o Estado. Ele citou reunião havida no dia 23/5 entre o presidente do Banco do Brasil, dirigentes sindicais e parlamentares para discutir questões preliminares sobre a anunciada incorporação, que são a manutenção dos trabalhadores e da rede de atendimento. Sério afirmou que, se não houver jeito, é melhor que a Nossa Caixa fique com o Banco do Brasil, para manter seu caráter público. (MF)



Contra a venda



Para o deputado Carlos Giannazi (PT) tem alguma coisa errada no fato de o governador José Serra querer vender Nossa Caixa, um banco que está dando lucro e que tem mais de 15 mil funcionários. O parlamentar lamentou a notícia porque é um banco que financia pequenos agricultores e que representa a única reserva financeira do Estado, já que o governo privatizou o antigo Banespa, hoje Santander. Para finalizar, criticou o governador por não cumprir a promessa de implantar cursos em algumas escolas que sequer funcionam a noite. (SM)



Quarteirão da Saúde



O deputado Mário Reali (PT) também lamentou a possível venda da Nossa Caixa ao Banco do Brasil, já que se trata de uma instituição fundamental para o desenvolvimento do Estado. O parlamentar informou que o Presidente Lula esteve na cidade de Diadema para inaugurar o Quarteirão da Saúde, com equipamentos de ponta para a realização de exames. Para Reali, tal plano irá preencher a lacuna deixada pelo governo estadual. Ele parabenizou o Diário Regional, que estará em circulação no ABC a partir de 30/5. (SM)



Parabéns



O deputado Vanderlei Siraque (PT) fez uma saudação especial ao Presidente Lula, que esteve presente nas cidades de Diadema e Santo André, para inaugurar o Quarteirão da Saúde. Segundo Siraque, foram investidos pelo governo federal R$ 35 milhões e apenas R$ 1,5 milhão pelo governo do Estado. O parlamentar lembrou que o SUS está presente nas três esferas de governo, mas que o governo do Estado sempre investe pouco. Informou ainda que o presidente voltará a Santo André para inaugurar a Universidade Federal do ABC. (SM)



Dia da Mata Atlântica



O deputado José Candido (PT) fez menção ao PLC 70/2007, que, se sancionado pelo governador, irá beneficiar os funcionários públicos que assumem os conselhos tutelares. Cândido comentou que no dia 27/5 comemora-se o Dia da Mata Atlântica, data importante principalmente para os políticos, que podem ajudar o meio ambiente e a sua preservação. Segundo o deputado, as grandes catástrofes que estão ocorrendo hoje no mundo se devem às próprias atitudes devastadores do homem contra a natureza. (SM)



Convenção do PTB



O deputado Luciano Batista (PSB) disse que participou da grande convenção estadual do PTB, que reuniu dez mil pessoas no sábado. Segundo Batista, no evento o deputado Campos Machado foi conduzido à presidência do diretório estadual, cargo que exerce paralelamente ao de secretário geral nacional do partido. Para o parlamentar, a convenção representou a festa da democracia. Batista ainda comunicou que a implantação de um hospital em Peruíbe beneficiará a sua população, que não precisará se deslocar a Santos para fazer consultas e exames. (SM)



Negociação permanente



Sobre a possível incorporação do Banco Nossa Caixa pelo Banco do Brasil, Davi Zaia (PPS) informou que esteve reunido, nesta segunda-feira, 26/5, no Sindicato dos Bancários, com todas as representações do funcionalismo. Da reunião, saiu a decisão de manter um processo de negociação permanente em defesa da preservação do emprego dos 16 mil funcionários da Nossa Caixa, e também da manutenção das 558 agências do banco no Estado. Zaia concorda com a incorporação e entende que a Nossa Caixa tem de se fortalecer para concorrer no mercado. (MR)



Tanto para se preocupar...



De acordo com o deputado Conte Lopes (PTB), a ênfase dada por alguns jornais ao aumento de 20% dos casos de morte em ações policiais é exacerbada. "Aumentou porque o bandido enfrentou a polícia", alegou Lopes, lembrando que os policiais respondem judicialmente por suas ações e não saem por aí matando. O parlamentar exortou os comandantes policiais a não se deixarem influenciar pela abordagem da mídia. "Há tanto para se preocupar além disso", comentou Lopes, citando a morte de um policial em Pedrinhas paulista, quando foi recebido a bala por assaltantes. (MR)



Quarteirão da saúde



Donisete Braga (PT) parabenizou o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, pela inauguração, nesta segunda-feira, 26/5, do Quarteirão da Saúde. Braga voltou a defender a instalação de um hospital público na região de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra para atender à comunidade local. A medida está sendo encaminhada por intermédio de um abaixo-assinado dos moradores. Sobre a provável incorporação do Banco Nossa Caixa pelo Banco do Brasil, Braga defende a convocação de uma audiência pública para debater a questão. (MR)



Quarto Poder



Ao comentar a passagem do Dia Mundial dos Meios de Comunicação, em 27/5, José Candido (PT) declarou estar impressionado com o poder de fiscalização das ações dos Poderes Públicos pela mídia, mas alertou para o risco de os meios de comunicação deixarem de lado o compromisso com a verdade e noticiarem os fatos com parcialidade. Candido também lembrou a passagem do Dia Nacional da Mata Atlântica e do Dia Nacional dos Profissionais Liberais. (MR)

alesp