Parlamento Jovem 2010 será voltado a estudantes do ensino fundamental


27/07/2010 16:41

Compartilhar:


De 1º a 10 de setembro estarão abertas as inscrições para o Parlamento Jovem edição 2010. Instituído em 1999 por resolução aprovada pela Assembleia Legislativa, o projeto tem por objetivo proporcionar aos jovens alunos a experiência do exercício efetivo da cidadania e da democracia. A cada ano, o Parlamento Jovem oferece a oportunidade aos estudantes do ensino fundamental e médio, alternadamente, de interagir nas discussões que permeiam a sociedade, por meio da elaboração de projetos de lei. Neste ano o evento será voltado aos alunos do ensino fundamental. A intenção do Parlamento Jovem é oferecer, pela vivência de um dia de sessão parlamentar, esclarecimentos sobre a razão de ser, as funções e o cotidiano do Poder Legislativo.

A seleção dos parlamentares jovens será realizada com base em projetos apresentados levando-se em conta o respeito à forma do projeto de lei, correção gramatical, concisão, clareza, pertinência em relação aos temas do partido, originalidade e exiquibilidade. Os candidatos deverão escolher entre 12 partidos para apresentar suas propostas: Agricultura, Cultura, Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Educação, Emprego, Esportes, Habitação, Juventude, Natureza, Saúde e Segurança Pública. Além de estimular a participação política do jovem e a reflexão sobre os problemas atuais da sociedade, e de integrá-lo ao sistema da democracia, o Parlamento Jovem é um instrumento valioso para que os estudantes busquem soluções criativas para estes problemas.

O manual do Parlamento Jovem 2010 já esta disponível no Portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br), no link Parlamento Jovem, e apresenta o novo cronograma e as regras para inscrições.

No mês de junho, o manual foi distribuído em mais de 9 mil escolas paulistas, públicas e particulares, junto com carta do presidente da Assembleia convidando os estudantes do ensino fundamental a se inscreverem. Os projetos de lei elaborados pelos alunos deverão ser entregues de 1º a 10/9; em 18/10 será feita a divulgação dos 94 projetos escolhidos. Os deputados jovens vão participar de sessão plenária no Palácio 9 de Julho no dia 5/11.

alesp