Projeto sobre bullying é aprovado por comissão


17/03/2011 16:30

Compartilhar:


O bullying é um dos problemas modernos que mais tem chamado a atenção de pais e educadores. Segundo uma pesquisa feita no ano passado em escolas públicas e particulares, a maioria dos casos de agressão acontece nos corredores e nos pátios das escolas. Três em cada dez alunos confessam serem vítimas da violência dentro da escola. De acordo com estudos na União Europeia, 39% dos estudantes sofrem com o bullying.

Em 2009, o deputado estadual Gilmaci Santos, líder do PRB, apresentou à Assembleia o Projeto de Lei 1.239, que institui o Programa de Combate ao Bullying nas escolas públicas e privadas do Estado. A ideia, segundo o parlamentar, "é estimular o combate a qualquer tipo de humilhação dentro das escolas". O projeto propõe ainda que a escola crie uma equipe multidisciplinar com a participação de docentes, alunos, pais e voluntários, para a promoção de atividades informativas, de orientação, prevenção e sanção interna.

Segundo o projeto, aquele que for vítima da discriminação, seu representante legal, ou quem tenha presenciado os atos a que se refere o artigo 2º desta lei, poderá relatá-los à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania. Neste mês o projeto passou pela Comissão de Educação e foi aprovado com parecer favorável.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp