Opinião - O SUS e as preferências políticas


16/11/2011 16:36

Compartilhar:


Muitos têm sugerido que o ex-presidente Lula deveria tratar sua doença, recém-diagnosticada, em um hospital da rede pública. Tenho observado que esse fato está trazendo à luz um lado obscuro da opinião de parte dos brasileiros.

Observei atentamente o que meus nobres pares defenderam neste espaço nos últimos dias e quero, antes de tudo, expressar meu desejo de recuperação a esse homem importante para a política nacional.

Em relação à polêmica criada quanto ao fato de o hospital ser ou não público, deveríamos primeiro olhar para o passado e notar que esta equipe médica acompanha a saúde de Lula há muito tempo, e não seria correto instá-lo a mudar, principalmente em um momento tão delicado.

Obrigar os políticos e seus famliares a utilizarem o serviço público é uma ideia que há tempos tem sido defendida por grande parte da sociedade. O objetivo dessa iniciativa seria o de elevar a qualidade da prestação de serviços, seja na área da saúde ou da educação. Defende-se que, a partir daí, os políticos sentiriam na pele as consequências da falta de investimentos nessas áreas tão importantes para o desenvolvimento de um país.

A dor de Lula, todavia, não pode ser usada como pano de fundo para levantar essa discussão, mesmo que o propósito seja tão fundamentado, isto porque o que está em voga não é a preocupação com o SUS, como querem mostrar, mas sim uma espécie de preconceito travestido em protesto.



Não se trata de defender este ou aquele político. Problemas de saúde podem acometer tanto quem é de situação como de oposição. Devemos, portanto, ter cautela ao associar a doença de Lula às fragilidades dos SUS.

Lutar pela melhoria no atendimento da rede pública é dever de todos nós, que representamos a população brasileira. Tenho-me dedicado, incansavelmente, na busca de recursos para regiões que necessitam de atenção especial, pois somente conhecendo cada unidade hospitalar pode-se saber das dificuldades pelas quais elas passam. E isso eu tenho feito desde o meu primeiro mandato.

Os hospitais públicos precisam de maiores investimentos, e isso é do conhecimento de todos. O SUS é um modelo de atendimento que, mesmo com suas limitações, consegue atender os cidadãos deste país continental, mas que, com certeza, precisa de mais recursos. Todavia, não farei coro com a parcela da população que quer fazer de um flagelo pessoal motivo para inflamar as discussões em torno de ideais políticos.



Que Deus restabeleça brevemente a saúde do ex-presidente Lula.



*Milton Vieira, deputado pelo PSD.

alesp