Atendimento médico em penitenciária é deficiente


07/12/2011 14:47

Compartilhar:


Após 40 dias, a Penitenciária de Araraquara voltou a oferecer atendimento médico aos presos. A assistência, porém, ainda é irregular. Dos quatro médicos que suspenderam o trabalho no final de outubro, apenas um voltou a atender.

Há duas semanas, o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, havia prometido ao deputado e presidente do PT do Estado de São Paulo, Edinho Silva, que o problema seria solucionado ainda este ano. O parlamentar voltou a defender uma solução definitiva para o problema.

A Penitenciária de Araraquara tem cerca de 1,6 mil presos e, durante a suspensão do serviço médico, muitos tiveram de ser transportados para unidades de saúde do município o que, para o Ministério Público, oferecia risco de fuga.

Os quatro médicos que trabalham no presídio paralisaram o atendimento por não concordar em cumprir, de maneira integral, a jornada de 20 horas semanais. Eles recebem R$ 2,2 mil por mês e consideram o salário muito baixo. Agora, a Secretaria da Administração Penitenciária anunciou que pretende contratar dois médicos para trabalhar em sistema de plantão. Silva já havia encaminhado requerimento à SAP cobrando solução para o problema. Ele afirma que a volta de um médico é importante para dar atendimento aos casos mais graves, mas ressaltou que é essencial que o quadro de profissionais seja completado. (jr)



edinhosilva@al.sp.gov.br

alesp