"TV Alesp" debate futuro dos idosos


01/10/2008 18:14

Compartilhar:


O deputado Vitor Sapienza (PPS) participou do debate O futuro dos idosos, promovido pela TV Alesp, que já está sendo divulgado na programação da emissora. O programa foi uma forma de lembrar a Semana do Idoso, comemorada desde a promulgação do Estatuto do Idoso, em 1º de outubro de 2003. Participaram também do programa o geriatra Norton Sayeg, a promotora de Justiça Mariângela Balduíno, do Grupo de Atuação Especial de Proteção a Idosos, e o representante da ONG Instituto Laboridade, Nelson Ribeiro. O debate foi mediado pela jornalista Ana Kalyne.

Ao ser indagado sobre como enfrenta essa fase da vida, o deputado respondeu que não é idoso, mas que tem juventude acumulada. Ele esclareceu que faz exames médicos periodicamente, pratica ginástica e toma outros cuidados necessários para ter uma vida saudável. Sobre o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, Sapienza disse que pretende passar dos 100 anos e com saúde.

Norton Sayeg destacou que se não houver saúde, não há como a pessoa usufruir dos bens e atividades que a vida oferece. Ele esclareceu que faltam informações para que os idosos, especialmente os de baixa renda, tomem iniciativas e façam controle médico, para assim terem uma vida melhor.

A promotora Mariângela discorreu sobre o Estatuto do Idoso e a respeito do trabalho do Ministério Público em defesa dos direitos desse segmento da população. "Ainda que com saúde, essas pessoas precisam da proteção do Estado e da sociedade", afirmou Sapienza.

Nelson Ribeiro disse que a luta pelos direitos do idoso é muito recente no Brasil e ainda existem caminhos a percorrer, especialmente nas áreas de saúde e educação.

Os participantes discutiram a violência contra o idoso e o deputado Sapienza lembrou da exploração econômica que sofrem, até mesmo por ação de parentes. Ao final, a mediadora apresentou duas cartilhas editadas por Sapienza com informações sobre os direitos do idoso e dicas para uma vida melhor nesse período da vida.



vsapienza@al.sp.gov.br

alesp