Centros tecnológicos serão incluídos no Bolsa-Universidade


16/04/2003 16:18

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Em audiência com o Secretário de Estado da Educação Gabriel Chalita, em 9/4 , o deputado Aldo Demarchi recebeu a confirmação de que os Centros de Educação Tecnológica serão incluídos no programa Bolsa-Universidade.

Trata-se de um programa de financiamento de bolsas de estudo em faculdades e universidades particulares para alunos carentes formados em escolas estaduais. O governo paga metade da mensalidade de todo o curso e, em troca da bolsa, os alunos prestam serviços voluntários nas escolas da rede pública que mantêm atividades para a comunidade nos fins de semana.

De acordo com o secretário Chalita, os universitários bolsistas também poderão atuar em programas que outras secretarias desenvolvam nas escolas.

O deputado Aldo Demarchi, que também estudou na ETE Getúlio Vargas, salientou a importância de se destinar parte dos recursos da Bolsa-Universidade para os Centros Tecnológicos. "Os cursos superiores de tecnologia enfocam processos específicos de cada área profissional e preparam os alunos para o mercado de trabalho em aproximadamente dois anos, diferentemente dos cursos normais de quatro ou cinco anos. Com isso, aumenta-se a possibilidade de emprego dos alunos que têm direito a um diploma de graduação e ficam habilitados para exercer uma profissão num curto espaço de tempo" justifica o deputado.

"Com a inclusão dos Centros Tecnológicos no programa Bolsa-Universidade, o Estado, além de beneficiar grande parte da população carente que não tem condições de arcar com as despesas de um curso profissionalizante estará dando um impulso para o desenvolvimento sócio econômico paulista", concluiu Aldo Demarchi.

alesp