Sorocaba precisa de auxílio do Governo para recuperar adutora


28/01/2004 19:17

Compartilhar:


Da Assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

A deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa manteve contato com os prefeitos de Sorocaba e região nesta terça-feira, 27/1, para agilizar a recuperação dos estragos provocados pelas fortes chuvas ocorridas em Sorocaba na tarde desta segunda-feira. A deputada se colocou à disposição de todos para fazer intermediações junto ao governo do Estado.

Oitenta e cinco por cento da população da região ficou sem água encanada. Um deslizamento com pedras, provocado pela intensidade das chuvas, rompeu quatro das adutoras que transportam água da represa do Saae, logo abaixo da represa de Itupararanga para a Estação de Tratamento de Água do Cerrado, em Sorocaba.

"Adutoras são tubos, com seis metros de comprimento cada um, que transportam a água da represa até a estação de tratamento e, segundo o Saae, os danos atingiram as tubulações de 800 milímetros de diâmetro, sendo que as demais têm 500, 400 e 350 milímetros. Juntas, as quatro têm capacidade para captar 1.950 litros por segundo", explicou a deputada.

Nos cálculos preliminares obtidos pela Prefeitura de Sorocaba choveu num período de dezesseis horas 132 milímetros, o equivalente a pouco mais de 10% do que choveu em todo o ano de 2003, totalizando um volume de 1311 milímetros. A deputada solicitou ao prefeito Renato Amary que seja garantido o abastecimento aos Centros de Saúde e hospitais, em particular o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

São Miguel, Votorantim

São Miguel Arcanjo é uma das cidades mais comprometidas de toda a região. O prefeito José França pediu à deputada, que se dispôs a ajudá-lo, a liberação junto ao Governo de verba para recuperar as estradas vicinais da região para o escoamento de toda a produção agrícola. Com as chuvas, explicou o prefeito, as estradas estão intransitáveis, os bairros ilhados e pontes destruídas. São necessários R$ 2,5 milhões para a recuperação de São Miguel Arcanjo.

O prefeito de Votorantim, Jair Cassola, disse que o maior problema da cidade se refere às áreas de risco. Cerca de 70 famílias vivem nesses locais em habitações inadequadas. "Elas não têm para onde ir e se recusam a sair mesmo sob a ameaça de desabamento. Nossa obrigação é retirá-las.". Cassola pediu à deputada que interceda junto ao secretário da Habitação, Barjas Negri, para que ele libere recursos para a retirada de pessoas dessas áreas.

Solicitações

A deputada informou que o empresário Antônio Ermírio de Moares, presidente do Grupo Votorantim, colocou uma das empresas à disposição da Prefeitura de Sorocaba para o fornecimento de pedras brutas e equipamentos pesados a serem usados no aterramento de cada uma das junções das adutoras rompidas em Sorocaba. O empresário atendeu ao pedido feito pela deputada.

Junto ao Governo do Estado, Maria Lúcia Amary manteve contato com o secretário estadual de Energia e Recursos Hídricos, Mauro Arce, com o secretário da Habitação e presidente da CDHU, Barjas Negri, e com o secretário da Casa Civil, Arnaldo Madeira, no sentido de que caminhões pipas sejam enviados à região para ajudar no abastecimento de água, bem como encaminhou as solicitações dos municípios de São Miguel Arcanjo e de Votorantim.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp