Mangá e a cultura das histórias em quadrinhos


21/05/2008 20:10

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/EXPO MANGA copy 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/EXPO MANGA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/EXPO MANGA copy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil, quem passar pela Assembléia Legislativa a partir desta terça-feira, 27/5, poderá apreciar a exposição de mangá do artista gráfico Fábio Shin. As histórias em quadrinhos japonesas são conhecidas por suas características próprias, como olhos grandes e expressivos, cabelos e roupas diferentes, um tanto inusitadas.

A exposição reunirá 35 trabalhos e peças, como brinquedos e artigos personalizados. O nikayou mangá, por exemplo, é uma caricatura diferente, em que a pessoa é transformada em desenho japonês. "São realçados os detalhes que a pessoa mais gosta", explica Shin. Alguns trabalhos são releituras de outras obras. "O Sítio do Pica-pau Amarelo é uma homenagem a Monteiro Lobato e sua rica literatura", diz. A exposição também terá mais de 100 ilustrações apresentadas em vídeo.

Embora esta arte de origem japonesa atinja mais o público infanto-juvenil, jovens e adultos têm mostrado interesse em aprender técnicas para saber ilustrar seus personagens preferidos. Durante a exposição, haverá oficinas de manga e nikayou mangá, para quem quiser se arriscar a dar umas rabiscadas.



O artista



Fábio Shin começou a ter contato com o mangá quando tinha apenas cinco anos de idade. "Eu rabiscava tudo com os olhos grandes e só vim a me dar conta de que as revistas que eu lia eram mangás aos oito anos", afirma. Depois disso, expôs trabalhos na escola e, aos 11 anos, foi convidado a desenhar tiras para um jornal de bairro, e não parou mais. Hoje, aos 27 anos, ele tem estúdio próprio, o Mangá Studio Japan Sunset. "Em 1996, fundei junto com um amigo o Mangá Studio Japan Sunset. Na mesma época comecei a dar aulas de mangá no bairro da liberdade. Descobri que fui o primeiro professor da arte no bairro japonês. Em meados de 1998, formamos a primeira equipe de caricatura em mangá da América Latina, que foi batizado de Nikayou Mangá, e hoje em dia é um grande sucesso", relembra.

A exposição ocorre entre os dias 27 de maio e 6 de junho, no Hall Monumental da Assembléia Legislativa.

alesp