Falta de medicamentos para o tratamento de diabetes


05/03/2010 16:28

Compartilhar:


A Comissão de Saúde e Higiene da Assembleia realizará audiência pública para debater a falta de medicamentos e outros insumos para o tratamento de diabetes no Estado. A solicitação da audiência, de inicativa do deputado Vanderlei Siraque (PT), ocorreu após encontro do parlamentar com membros da Associação de Diabetes do ABC (ADIABC), quando foi relatado o descaso do governo do Estado com os portadores da doença.

De acordo com informrações da instituição, os medicamentos necessários para o tratamento da diabetes não estão sendo distribuídos na rede pública de saúde em São Paulo. Há falta de tiras para automonitoração dos níveis de glicemia, insulina e outros medicamentos essenciais. Ainda segundo os integrantes da ADIABC, mesmo quando recorrem ao Poder Judiciário para garantir o direito aos medicamentos e ao tratamento adequado, a Secretaria de Estado da Saúde descumpre as ordens judiciais, provocando inúmeros transtornos e agravando o estado de saúde dos pacientes.

"A denúncia é grave e a audiência será importante para discussão e encaminhamento sobre os problemas. Queremos uma solução que garanta o mínimo vital e preserve a dignidade e o direito à saúde dos pacientes", disse Siraque. O deptuado sugeriu que sejam convidados o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, representantes do Tribunal de Justiça de Estado, da Defensoria Pública, do Ministério Público, da Associação de Diabetes do ABC e de outras entidades ligadas ao tema.



vsiraque@al.sp.gov.br

alesp