Obstrução a projeto atrasa implantação da Linha 4 do Metrô, diz deputado


09/10/2003 17:11

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Edson Aparecido

O deputado Edson Aparecido (PSDB) acusa o PT de estar atrasando a implantação da linha 4 (Luz - Morumbi) do metrô por motivos políticos. O parlamentar aponta a existência de um esforço sistemático do PT para obstruir a discussão e votação do Projeto de Lei 738/2003, impedindo o acesso a fontes de financiamento externo para a obra.

O projeto, segundo Aparecido, apenas modifica uma lei anterior, de 1994, que autoriza o governo a contrair empréstimo internacional para a obra pro meio do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Japan Bank for International Cooperation (JBIC), sucessor do Eximbank. Enquanto o projeto não for aprovado não será possível ter acesso aos recursos de US$ 435 milhões, essenciais à conclusão da obra.

O deputado destaca que o projeto é bastante simples, porque apenas estabelece algumas alterações motivadas em função do financiamento precisar do aval de um sindicato de bancos japoneses. "Não há nenhuma mudança na essência da proposta original que justifique o retardamento da votação deste projeto tão importante", disse ele.

Aparecido também julgou "curioso" o fato do PT, "por motivações políticas contra o governo estadual", prejudicar a decisão rápida em torno de uma questão que é tão importante para todos os cidadãos paulistanos. "A maior prejudicada é a prefeitura de São Paulo, que é do PT, porque esta obra resolveria boa parte dos problemas do transporte público na cidade", comentou ele.

"Com a estratégia de paralisar o Governo do Estado, a bancada do PT na Assembléia prejudica a população da cidade", comentou o deputado. Segundo ele, é muito preocupante que questões desta importância sejam tratadas à base de "picuinhas políticas".

eaparecido@al.sp.gov.br

alesp