Cubismo e temática rural no Acervo Artístico da Assembléia

(COM FOTO)
19/08/2002 18:20

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/ca19AGO02A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

O artista plástico Jerci Maccari doou nesta segunda-feira, 19/8, o óleo sobre tela Colheita do Café ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa que, segundo Emanuel von Lauenstein Massarani, superintendente do Patrimônio Cultural da Casa, passa a contar com 56 peças e deverá ser inaugurado até o final deste mês,.

O artista

Catarinense de Urussanga, Jerci Maccari passou parte de sua infância trabalhando com a família no campo. Aos 13 anos ingressou no Seminário de Ibicaré (SC), transferindo-se mais tarde para o Seminário de Pirassununga (SP) e para uma casa religiosa em Valinhos (SP). Sob orientação de Sebastião Guimarães ingressa na carreira de artista plástico, enquanto o ideal religioso perde sua força. Manteve-se em contato com vários artistas e aprimorou-se através de pesquisas na literatura especializada.

Em 1972 fez uma pausa no trabalho artístico e formou-se em Comunicação Social. Retomou a pintura após seis anos, sob forte influência do cubismo. Desde então os temas de sua pintura são dados pelo elemento figurativo e pela estilização da paisagem. Sua composição se caracteriza pelo equilíbrio da estrutura, suas paisagens possuem um colorido claro e delicado, com profundidade espacial e surpreendente luminosidade. Com cores vivas e bem definidas, Jerci Maccari tem como temática o homem do campo e procura registar o ambiente sócio-cultural do meio rural em sua simplicidade.

alesp