Comissão estuda viabilidade do software livre na administração pública


10/10/2003 15:47

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Célia Leão

A deputada Célia Leão (PSDB), presidente da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia, realizou, em setembro, o debate "Software Livre na Administração Pública". O objetivo do encontro foi discutir os benefícios desse sistema, além de analisar a viabilidade de uma lei que determine a adoção preferencial do software livre pelo governo estadual.

O presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Marcos Mazoni, falou sobre a aplicação de software livre no Rio Grande do Sul e Paraná. De acordo com Malzoni, cerca de 2.100 escolas estaduais do Rio Grande do Sul possuem laboratórios equipados com softwares livres, ou seja, utilizam o sistema operacional Linux, gratuito e sem o pagamento de royalties.

Para o presidente da Celepar, o fator liberdade é mais importante do que a gratuidade em si. Porém, vale ressaltar que o Brasil gasta cerca de 1,5 bilhão de dólares com remessa de royalties.

Segundo a deputada Célia Leão, a discussão deve começar com a reflexão sobre a relevância da implementação do software livre na sociedade organizada, na iniciativa privada e no setor público. "A democracia implica a liberdade, e essa questão se enquadra no tema da informática", ela afirma.



cleao@al.sp.gov.br

alesp