Assembléia recebe estudantes para discutir a importância do voto

(foto) Jovens de sete escolas da Capital e Grande São Paulo lotaram o auditório Franco Montoro para ouvir as palestras
26/08/2002 15:44

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Já em sua quarta edição, ocorreu nesta segunda-feira, 26/8, na Assembléia Legislativa, o seminário A Importância do Voto, promovido pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania em iniciativa conjunta com o Instituto do Legislativo Paulista e com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O evento teve início no dia 9 de agosto, com uma aula inaugural, devendo repetir-se todas as segundas-feiras até o final de setembro.

A cada edição, o seminário recebe alunos de diferentes escolas da rede estadual e particular do ensino médio do Estado de São Paulo. Hoje, foram recebidos estudantes das Escolas Estaduais Pietro Petri, Armando Sestini e Tenente Joaquim Sobrinho e do Cefam, todos de Caieieras. De Mogi das Cruzes vieram alunos da Escola Estadual Francisco Ferreira Lopes; de São Caetano do Sul, do Liceu di Thiene, e da Capital, da Escola Estadual Reis Filho.

No primeiro momento do seminário, os estudantes ouviram palestras de cunho teórico, com a discussão de temas como liberdade, democracia, representatividade, regimes de governo e as principais atribuições dos cargos eletivos, proferidas pelo presidente do Instituto da Cidadania, Paulo Saab, pelo presidente do Instituto do Legislativo Paulista, Maurílio Maldonado e pelos professores Renaldo Gonçalves, da PUC-SP e Antônio Roberto Batista, médico e pós-graduado em Filosofia, pela PUC-SP, e Sociologia, pela USP.

Na seqüência, representantes de diversos partidos expuseram suas doutrinas filosóficas, com o objetivo de proporcionar aos jovens, que votarão pela primeira vez, conhecimento e informação para um exercício consciente da cidadania.

Cada aluno inscrito no seminário pode levar para casa o material de apoio utilizado e uma edição das constituições federal e estadual.

alesp