São Paulo precisa de CPI da Segurança Pública, diz Faria Jr.


02/08/2001 16:37

Compartilhar:


Para o deputado, não há garantias de segurança mínima em prédios, condomínios, no trânsito, nas ruas, no trabalho, nas favelas e nos cortiços

O deputado estadual Faria Jr. (PL) articula junto aos demais deputados para que a Assembléia Legislativa aprove neste semestre a constituição da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a escalada da violência e da criminalidade no Estado de São Paulo pedida por ele através de requerimento em 16/4/1999.

Faria Jr. lembra que seu requerimento é um dos mais antigos da presente legislatura. Para ele, hoje mais do que nunca é evidente sua necessidade e urgência, à vista da total falência do aparato policial do Estado, encarregado de defender a integridade da população e o patrimônio público e particular.

O deputado cita o preceito constitucional segundo o qual "a Segurança Pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio".

"Lamentavelmente, porém, nunca como nos dias atuais esse importante princípio constitucional tornou-se letra morta, tal o crescimento incontrolável da violência e da criminalidade no Estado de São Paulo, deixando entregues à própria sorte a população de 37 milhões de pessoas, seu patrimônio, o direito de ir e vir e a própria vida em sociedade", diz ele.

De acordo com Faria Jr., não há garantias de segurança mínima em prédios, condomínios fechados e abertos, no trânsito, nas ruas, no trabalho, nas favelas e nos cortiços. "Sem dúvida, por sua importância, é chegada a hora de instalação da CPI da escalada da violência e da criminalidade no Estado de São Paulo", concluiu.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Faria Jr. - 3886-6646/ 6654)

alesp