Sabesp confirma que fará investimento de U$ 300 milhões na Baixada

Recursos vêm de convênio assinado entre o governo estadual e o Japan Bank International Cooperation
28/06/2002 17:18

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A Sabesp assumiu o compromisso de iniciar no último trimestre deste ano uma série de obras em todos os municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, o que representará um investimento de U$ 300 milhões. A confirmação foi obtida pela deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT), diretamente do chefe de gabinete da empresa, Carlos Eduardo Doria Chaves. A notícia foi encaminhada em resposta a um requerimento de informações, protocolado na Assembléia Legislativa, no qual a parlamentar questiona o governo estadual sobre as obras que serão realizadas com os recursos oriundos do convênio entre o Estado e o Japan Bank International Cooperation (JBIC).

"Esta é uma notícia importantíssima. Este convênio foi aprovado há mais de um ano na Assembléia e agora temos a confirmação do início das obras, que visam garantir o saneamento ambiental da região. Certamente, haverá um significativo salto na qualidade de vida da maioria da população, que passará a ter acesso aos sistemas de coleta, tratamento e destinação final do esgoto", afirma a deputada, que desde o início de seu primeiro mandato cobra do Governo Estadual a realização de investimentos maciços na melhoria e ampliação das redes de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto. "Já tínhamos obtido importantes avanços, mas a confirmação do início dessas obras para o final do ano é nossa vitória mais significativa", comemora Prandi.

No documento recebido pela parlamentar, a Sabesp anuncia que estão previstas a implantação de mil quilômetros de rede coletora e a realização de 90 mil ligações domiciliares. Além disso, também serão construídas sete estações de tratamento e uma estação de pré-condicionamento com emissário submarino. A estação de pré-condicionamento de Santos terá sua capacidade ampliada para 5,5 metros cúbicos por segundo. "São números que dão uma idéia do vulto e do significado dessas obras para nossa região. A ampliação do sistema de esgoto trará benefícios para a saúde pública, reduzindo a proliferação de doenças no meio ambiente e, consequentemente, na indústria turística, já que nossas praias e rios ficarão mais limpos", enfatiza Maria Lúcia.

Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, para cada R$ 1,00 investido em saneamento básico são economizados outros R$ 4,00, que seriam aplicados em atendimentos na área de saúde pública. "Levando em conta também o efeito positivo dessas obras para o meio ambiente e a indústria turística, teremos uma noção ainda mais precisa sobre o volume dos benefícios revertidos para a Baixada Santista", finaliza a deputada Prandi.

alesp