ILP inicia pós-graduação em Governo e Poder Legislativo


10/02/2004 18:50

Compartilhar:


Da assessoria do ILP

A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, através do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) realiza seu primeiro Curso de Especialização-Pós-graduação Lato Sensu em Governo e Poder Legislativo. O curso é coordenado pelos Professores Marco Aurélio Nogueira e Milton Lahuerta, do Departamento de Antropologia, Política e Filosofia da Unesp, sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, que elaborou os critérios de seleção dos candidatos.

Ciência Política, Direito, Administração Pública e Economia são disciplinas e temas abordados com o objetivo de contribuir para a formação profissional dos técnicos e servidores das Casas Legislativas, fornecendo subsídios para o desempenho de suas funções e melhor compreensão da natureza do governo representativo, bem como de seus problemas e dificuldades.

Experiência inovadora, este é o primeiro Curso de Especialização realizado pela Unesp fora de seus campi e também o primeiro com esta temática. O curso segue todo os critérios e rigor acadêmicos da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade. Desenvolvido sob forma de aulas expositivas, seminários e debates orientados, é composto por dez disciplinas, cada uma com 30 horas-aula, e dois blocos de seminários temáticos, também com duração de 30 horas-aula cada um, distribuídos ao longo do período letivo.

Foram selecionados pela Unesp 50 alunos que apresentaram projetos de currículo e monografia. 25 vagas foram destinadas aos parlamentares e funcionários efetivos graduados da ALESP e 25 a partidos políticos com representação na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, organizações não governamentais parceiras da ALESP e Câmaras de Vereadores.

O curso terá 420 horas-aula; 360 em disciplinas e 60 na monografia de final de curso. As aulas são ministradas na sede do Instituto do Legislativo Paulista, às segundas-feiras e terças-feiras, das 9h às 12h30.

alesp