2º secretário fala sobre pacto federativo na TV Assembléia


16/11/2004 14:58

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Caldini Crespo

Na segunda-feira, 15/11, dia em que se comemorou a Proclamação da República no Brasil, foi exibido pela TV Assembléia o programa Arena Livre, que teve como convidado especial o professor José Sebastião Witter, doutor e livre docente em História pela Universidade de São Paulo (USP), ex-diretor do Arquivo do Estado, do Instituto de Estudos Brasileiros e do Museu Paulista. Professor titular aposentado e Professor Emérito do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP Witter atualmente é gestor do Setor de Extensão e Assuntos Comunitários da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade de Mogi das Cruzes.

A ainda muito limitada autonomia dos estados brasileiros após 115 anos da Proclamação da República foi enfatizada pelo deputado José Caldini Crespo (PFL), 2º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, um dos debatedores presentes à gravação do programa, realizada na manhã desta quinta-feira, 11/11. Para o deputado Crespo, o país ainda busca alcançar o pacto federativo, "um dos principais motivos da proclamação da República".

Esse e outros aspectos dessa parte da história brasileira foram abordados pelos presentes durante o programa mediado pelo jornalista Jorge Machado. Além do deputado Crespo, estiveram debatendo com o professor José Sebastião Witter os deputados Ricardo Castilho e Roberto Felício, e o pesquisador Antônio Sérgio Ribeiro, advogado e funcionário da Secretaria Geral Parlamentar da Assembléia Legislativa paulista.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp