Equipe do Ministério da Educação visita área da futura Universidade do ABC


10/08/2005 17:25

Compartilhar:


Uma equipe do Ministério da Educação estará em Santo André nesta quinta-feira, 11/8, com a finalidade de conhecer detalhadamente o terreno de 70 mil metros quadrados que a prefeitura da cidade vai doar para a implantação da Universidade Federal do ABC (UFABC), informa o deputado Doniste Braga (PT). A equipe será coordenada pelo diretor do Departamento de Desenvolvimento da Educação Superior da Secretaria de Educação Superior do ministério, Manuel Palácios.

A equipe, que contam com dois arquitetos, vai promover o levantamento técnico da área.O resultado do trabalho vai subsidiar o concurso nacional que será promovido para a escolha do projeto arquitetônico da Universidade do ABC. Segundo a prefeitura, o terreno

localizado entre a avenida dos Estados e as ruas Santa Adélia e da Abolição foi doado por meio de convênio assinado com o MEC.

O projeto

O secretário de Educação Superior, Nelson Maculan, reúne-se no próximo dia 16 com representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para tratar do futuro edital do projeto arquitetônico da UFABC. Estão previstos os centros de ciências naturais e humanas, que reunirá pesquisa e ensino em física, de química e biologia, formando bacharéis e licenciados; de matemática, computação e cognição humana, que pretende formar bacharéis e licenciados em pesquisa e ensino nas três áreas; e de engenharia, modelagem e ciências sociais aplicadas, para a formação profissional nas engenharias de produtos, de instrumentação, ambiental, urbana, de sistemas, de energia, biomédica, gestão organizacional e de telecomunicações e teleprocessamento.

O projeto de lei para a criação da UFABC prevê a contratação de 600 professores e 456 funcionários. As aulas devem ser iniciadas no primeiro semestre de 2006. Serão oferecidos cursos de licenciatura em física, química, biologia e matemática, em salas de 30 alunos, e um curso de ciências da computação com 50 vagas, nos turnos diurno e noturno. As engenharias deverão ser oferecidas no segundo semestre de 2006.

Quando estiver totalmente implantada, a instituição vai atender 20 mil alunos em graduação, 2.500 em mestrado e mil em programas de doutorado.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp