Executivo é acusado de abandonar o Hospital do Servidor


18/05/2005 12:39

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira

"É preciso mais trabalho e menos conversa". A crítica, dirigida ao Governo do Estado, é do deputado Fausto Figueira (PT), 1º secretário da Assembléia Legislativa de São Paulo, feita em seu pronunciamento no plenário do Legislativo, sobre as más condições de atendimento ao funcionalismo no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

O governador Geraldo Alckmin, segundo o deputado, se diz "empreendedor, solidário, educador e prestador de serviços de qualidade", mas na verdade apenas "faz marketing para esconder suas deficiências administrativas".

"Entre o discurso e a prática existe uma distância muito grande", afirmou Figueira, que é médico e funcionário público estadual, lotado no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos.

Na tribuna da Assembléia, o deputado exibiu reportagem do jornal "Diário de São Paulo", do último dia 11, com a seguinte manchete: "Pacientes passam a noite na fila para marcar consulta no Servidor". Entre os dramas mostrados pelo jornal para marcar consulta, Fausto Figueira citou o caso da aposentada Vera Lúcia Ferrari, de 60 anos, moradora na cidade de Osasco.

"Essa senhora, após passar a madrugada na fila, conseguiu marcar o exame de colonoscopia apenas para o dia 8 de agosto, porque a máquina estava quebrada. O profissional médico, quando solicita a marcação de um exame de colonoscopia, não é por curiosidade. Se esta paciente tiver um tumor, evidentemente que, cinco meses depois, pode ter-se transformado numa lesão que requeira uma cirurgia de grande porte", alertou Figueira.

O deputado lembrou que recentemente fez um debate no plenário da Assembléia com o deputado Milton Flávio (PSDB), ex-superintendente do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), autarquia que administra o HSPE, quando mostrou que as condições de atendimento do hospital estavam muito longe do razoável.

"Na ocasião, fui contestado de maneira incisiva pelo ex-superintendente. Nada como um dia depois do outro. A imprensa de nosso Estado mostra agora o que já dizíamos sobre o hospital do servidor. É, infelizmente, a mais pura verdade", destacou o 1º secretário.

Como integrante da Frente Parlamentar em Defesa do Iamspe, Fausto Figueira disse que o Governo do Estado tem que sair dos discursos para a prática. "O Iamspe tem que voltar a ser o bom hospital que um dia já foi e que esse governo seja efetivamente empreendedor, educador e prestador de serviços de qualidade. Não é isto, no entanto, o que tem acontecido", concluiu.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp