Regularização do loteamento Dom Pedro II, em São José


18/05/2009 20:53

Compartilhar:


Técnicos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) estarão nesta quarta-feira, 20/5, no loteamento Dom Pedro II, na zona sul de São José dos Campos, para discutir a regularização do bairro. Há tempo que os moradores tentam marcar a reunião. Conseguiram no último sábado, quando entregaram manifesto ao secretário de Estado da Habitação e presidente da CDHU, Lair Roberto Soares Krähenbühl.

O secretário esteve no Parque Tecnológico de São José para o lançamento do programa Cidade Legal, de regularização e legalização fundiária, inclusive de loteamentos clandestinos. Na ocasião, um grupo de 40 moradores protestou contra a demora em regularizar o loteamento Dom Pedro II, o maior construído pela CDHU no Vale do Paraíba. Moram no local 1.728 famílias. O conjunto habitacional já está incluído no programa Cidade Legal.

O líder comunitário Rosemário Bernardino lembrou que o loteamento Dom Pedro II existe desde 1994. "Até hoje as famílias não têm escritura dos imóveis. Queremos agilidade no processo de regularização", pediu. O próprio secretário e presidente do CDHU deu razão ao protesto dos moradores ao afirmar que era "um absurdo deixar a situação chegar a esse ponto".

O 1º secretario da Assembleia Legislativa, Carlinhos Almeida (PT), que acompanha a luta e vinha cobrando uma audiência com a CDHU, parabenizou a comunidade pela persistência. "Os moradores nunca deixaram de lutar pelo direto de ter seus imóveis regularizados", disse. Lamentou que a CDHU entregue habitações com a documentação irregular. "Diferente do governo Lula, que, em São José dos Campos, atrasou um pouco o Programa de Arrendamento Residencial para entregá-lo com a documentação completa", completou.



carlinhos@carlinhos.org

alesp