Sorocaba promoverá audiência pública para debater demissão de funcionários lesionados


24/11/2008 11:05

Compartilhar:


Após a discussão de uma moção apresentada pelo vereador Francisco França, em repúdio à empresa ZF do Brasil pela demissão de 20 funcionários lesionados (vítimas de doenças ocupacionais) e um membro de Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), a Câmara Municipal de Sorocaba decidiu, na manhã da última terça-feira, 11/11, pela realização de uma audiência pública para aprofundar o debate.

A apresentação da moção veio com o objetivo de atender uma reivindicação do ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e vereador eleito pelo PT, Izídio de Brito Correia. O sindicalista foi quem levou a denúncia à Câmara Municipal, que também motivou a manifestação do diretor de recursos humanos da empresa.

Segundo Francisco França, o representante da ZF não esclareceu o caso e usou a Tribuna Livre da Câmara Municipal para tentar desqualificar a atuação sindical. "No final da explanação questionamos se a manifestação do Sindicato era ou não verdadeira, se a empresa tinha ou não demitido algum profissional portador de doença ocupacional, mas o representante da ZF afirmou que isso não merecia resposta", observou França.

O vereador Antônio Sérgio Ismael (PT), especialista em medicina do trabalho, afirmou que 30% dos atendimentos prestados a trabalhadores com doenças ocupacionais no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba são originados na empresa ZF. O vereador também apresentou CAT"s (Comunicações de Acidentes de Trabalho) de funcionários que foram demitidos.

Antonio Arnaud Pereira (PT), autor de Projeto de Lei que determina a notificação obrigatória de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais pelo Município, afirmou que a situação da ZF é um exemplo de casos que deveriam estar registrados. "E a Prefeitura, através do veto (ao Projeto de sua autoria), está dizendo que o município não tem capacidade de registrar as doenças ocupacionais na nossa cidade", afirmou.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp