Secretário apresenta plano de expansão do Metrô


01/12/2009 11:29

Compartilhar:


O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, apresentou na quarta-feira, 25/11, o programa "Expansão SP", considerado o maior plano de desenvolvimento de transporte público do país, aos membros das comissões de Transportes e Comunicações e de Serviços e Obras Públicas.

Em relação ao "Expansão SP", Portella afirmou que até 2010 o governo do Estado investirá R$ 20 bilhões no Metrô, CPTM e EMTU. Para o secretário, a intenção é proporcionar maior segurança ao usuário do transporte público. Por isso, vai praticamente quadruplicar a rede sobre trilhos com qualidade de metrô, dos atuais 61,3 km para 240 km, em atendimento a antiga reivindicação da população.

O plano também é considerado uma inovação por adotar o metrô leve de superfície, que tem custo inferior se comparado ao modelo tradicional, o subterrâneo, e por conviver melhor com o município de São Paulo. "Com o plano consolidado, o número de pessoas que se desloca pelo sistema metro ferroviário terá um aumento de 55%. Um dos ganhos mais expressivos será a diminuição do tempo médio de viagem em 25%", argumentou o secretário.

Para o presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, deputado Edmir Chedid (DEM), a presença do secretário foi essencial para o esclarecimento das dúvidas do "Expansão SP". "Havia uma preocupação quanto às notícias divulgadas pela imprensa sobre a privatização das empresas, que foi totalmente descartada pelo secretário", declarou.

echedid@al.sp.gov.br

alesp