Cristóvão Colombo viajou em 1942, segundo livro de Serra


20/03/2009 12:41

Compartilhar:


O deputado Roberto Felício (PT) anunciou em plenário que está enviando à Secretaria da Educação requerimento de informação sobre o contrato com a Fundação Vanzolini, responsável pelos livros distribuídos aos alunos da rede estadual.

O material didático tem uma série de erros graves. Nesta quarta-feira, 18/3, professores de geografia apontaram mais um equívoco: o livro do 7º ano traz uma linha do tempo da primeira viagem de Cristóvão Colombo à América, datada de 1942.

Sim, Cristóvão Colombo viajou no século XX, segundo livros de geografia distribuídos pelo governo do Estado de São Paulo! "O governo tentou desqualificar o magistério divulgando que 1500 professores teriam supostamente "zerado" em prova de avaliação. Agora a secretária da Educação deveria ser demitida se não apresentar uma explicação sobre quem vai pagar a conta destes livros", denunciou Felício, que é membro da Comissão da Educação da Assembleia.

Maria Lúcia Prandi, que também integra a Comissão, apresentou aos deputados os Cadernos do Professor e do Aluno com os erros que repercutiram até na imprensa internacional. Os jornais El Pais, Clarin e El Comercio trazem reportagens nesta quarta-feira sobre o livro de geografia distribuído pelo governo do Estado de São Paulo com dois Paraguais, sem Equador e com o Uruguai invertido.

"Sempre tão rápida para colocar a culpa nos professores pelos problemas nas escolas estaduais, a secretária da Educação (Maria Helena Guimarães) fugiu de suas responsabilidades e não foi tão ágil para encontrar os culpados no caso dos erros nos livros didáticos", disse Maria Lúcia.



rfelicio@al.sp.gov.br

alesp