Da Tribuna


09/12/2010 19:17

Compartilhar:


Reajuste nos pedágios



Marcos Martins (PT) comentou sobre os valores abusivos dos pedágios do Estado de São Paulo que, segundo ele, "são os mais caros do Brasil". O parlamentar destacou que por diversas vezes trouxe o tema à tribuna para debate. "Os valores reajustados deveriam chegar no máximo a R$9,30, mas em 28 praças do Estado o valor é muito superior". Cerca de 400 mil veículos trafegam por essas 28 praças de pedágio e pagam valores superiores aos que deveriam. (DB)



Entre os últimos do ranking



Carlos Giannazi (PSOL) destacou os resultados apresentados pela Organização da Cooperação do Desenvolvimento Econômico e mostrou que o Brasil ficou entre os últimos no ranking da educação entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento. "Os resultados só demonstram tudo aquilo que vínhamos denunciando exaustivamente", afirmou Giannazi, referindo-se ao baixo investimento de recursos na educação pública do país. "Isso é grave porque ao mesmo tempo em que o Brasil de uma certa forma tem um desenvolvimento econômico, educação e cidadania não acompanham esse desenvolvimento". (DB)



Dia Mundial de Combate à Corrupção



Informando sobre o Dia Mundial de Combate à Corrupção, Olimpio Gomes (PDT) questionou se essa Casa pode dizer que tem cumprido com o seu papel de fiscalizar pela população o bom uso do dinheiro público, impedindo e denunciando o seu desvio criminoso que alimenta a corrupção. "Estamos terminando o mandato legislativo e nenhuma CPI sequer foi instalada para fiscalizarmos esses desvios". O parlamentar afirmou que "o crime pode acontecer por ação ou por omissão, e esta Casa se omite em relação à sua obrigação de fiscalizar". (DB)



Primeira dama



Carlos Neder (PT) comentou as reformas no parque da Água Branca, realizadas com a autorização da primeira- dama Deuzeni Goldman. Segundo ele, o promotor Washington Luis entrou com uma liminar, concedida pela Justiça, para a paralisação dessas obras. Neder questionou a quantidade de obras feitas, o valor delas e a pressa com que foram construídas. "Deuzeni Goldman está descaracterizando algo que é tombado como patrimônio histórico". O parlamentar chamou de prática atrasada delegar-se à primeira-dama atividades executivas, "O Fundo de Solidariedade precisa ser presidido por pessoas responsáveis e da vida pública". (DV)



Amianto



Marcos Martins (PT) comentou a pesquisa internacional de educação, citada por Giannazi, e afirmou que apesar de estar entre os últimos, o Brasil ficou em terceiro lugar no ranking de avanço da educação. "E esse avanço aconteceu na gestão Lula, mas não podemos esquecer que ainda deixa a desejar". O parlamentar também falou da aprovação da lei que proíbe o uso de amianto, no entanto disse que ainda há uma segunda luta: "Retirar e transportar de maneira correta esse produto cancerígeno". Martins contou que no dia 8/12 recebeu técnicos argentinos especialistas em amianto e alegou que a Sabesp substituir o encanamento feito a base desse material. (DV)



Consórcios



Para Donisete Braga (PT), o consórcio da região do ABC, assim como os outros, ganhou um novo formato e conquistou o repasse de recursos do governo do Estado. "O consórcio tem implantado muitas políticas públicas e também conseguiu realizar a Universidade do ABC". Ressaltou também a preocupação desses órgãos com temas importantes, como segurança pública, educação e saúde, e que discussões estão sendo feitas com frequência para resolver esses problemas. Por fim, elogiu: "O consórcio do ABC procurou uma forma regional de solucionar os problemas". (DV)



Inércia do Legislativo



Referindo-se ao depoimento de Carlos Neder, Olimpio Gomes (PDT) disse: "A primeira-dama não ter cargo formal, mas ter capricho, já é uma constante". Depois, Gomes falou que está preocupado com a votação da Lei Orçamentária, pois, de acordo com o deputado, muitos partidos se manifestam em casos como o do Judiciário, mas agem diferente na hora de votar. Segundo o parlamentar, os parlamentares que se opõem aos moldes do projeto do Orçamento devem chamar a atenção da sociedade por meio de obstrução. (DV)

alesp