Arnaldo Jardim propõe criação de frente parlamentar em defesa da energia limpa

Órgão deve discutir produção de energia a partir do bagaço da cana e propostas do Protocolo de Kyoto
03/08/2001 10:47

Compartilhar:


O deputado Arnaldo Jardim (PPS) propôs nesta quinta-feira, 3/8, em pronunciamento na Assembléia Legislativa, a constituição da Frente Parlamentar em Defesa da Energia Limpa e Renovável. O organismo trataria de questões como incremento à produção de energia a partir de bagaço de cana, entre outras.

O manifesto da frente está em fase de conclusão e inclui ainda, entre os temas a serem debatidos pelo órgão, os mecanismos previstos no Protocolo de Kyoto, ligados ao combate do efeito estufa, com o aproveitamento do enorme potencial da biomassa de resgatar carbono da atmosfera; a regulamentação da Lei 10.547/2000, que dispõe sobre a utilização do fogo em atividades agrícolas e pastoris; e os pactos firmados entre o governo e a cadeia produtiva do setor sucroalcooleiro, para valorizar o emprego e estimular a utilização de carros a álcool, com a criação da "frota verde".

Em seu pronunciamento, Jardim destacou a importância estratégica do agronegócio canavieiro para o Estado de São Paulo e para o país, como gerador de empregos e por seu peso na economia nacional. Ele também chamou a atenção para as importantes discussões, patrocinadas pela ONU, sobre o Protocolo de Kyoto, que sofre oposição do governo dos EUA - país que tem enorme potencial poluidor. "Ao contrário dos Estados Unidos, o Brasil possui a matriz energética mais limpa do mundo, com suas hidrelétricas e com a utilização do álcool combustível, tanto para mover veículos - o álcool hidratado - como para aditivar a frota à gasolina, com o álcool anidro", avaliou.

O deputado afirmou que, com o uso do bagaço da cana-de-açúcar, o Brasil pode melhorar o aproveitamento de energia renovável. "Sem energia não há desenvolvimento, e nós queremos energia limpa e renovável, para contribuir ainda mais com o desenvolvimento sustentado do Estado", concluiu.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Arnaldo Jardim - 3886-6834/6838)

alesp