Semana do Excepcional é lançada na Assembléia Legislativa

(com fotos)
21/08/2002 14:00

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

O parlatório da Assembléia Legislativa foi palco do lançamento da 38ª Semana Nacional do Excepcional, nesta quarta-feira, 21/8, organizada por entidades que trabalham com portadores de deficiências. O movimento é intitulado Inclusão em Ação - O mundo em Movimento, Cidadania em Tempo e tem como objetivo dar voz às pessoas especiais para que reivindiquem os direitos que todo cidadão tem, como educação, lazer, trabalho e saúde.

Presente à solenidade, Jô Clemente, presidente da APAE-SP, exaltou a necessidade de que os portadores de deficiências integrem a comunidade de forma ativa, inclusive no mercado de trabalho. "Convidamos a cidade de São Paulo a ouvir, durante uma semana, a mensagem dessas pessoas. Para isso, precisamos nos unir", afirmou.

O evento reuniu em torno de mil pessoas, entre portadores de deficiências, familiares e profissionais da área. Houve apresentação de alunos da APAE que cantaram e leram textos por eles produzidos. Portadores de deficiência física, visual e auditiva também reivindicaram direitos e afirmaram o desejo de serem respeitados como cidadãos comuns.

Ações culturais, encontro para discussão de plataformas políticas dos presidenciáveis, evento científico, lançamento do Manual de Direitos Fundamentais da Pessoa Portadora de Deficiência, lazer e esporte, são algumas das atividades previstas na intensa agenda que compõe a Semana do Excepcional. Fazem parte do movimento as seguintes entidades: APAE-SP, AACD, AVAPE, APABB, REBRAF, FEBIEX, Sociedade Pestalozzi-SP, LARAMARA, Fundação Dorina Nowill, AHIMSA, Carpe Diem, ADD, ADERE, AAEB, Grupo Brasil, Rede Saci, Revista e Site Sentidos, Rede EntreAmigos, entre outras.

Ao final do evento, todos deram as mãos e abraçaram o prédio da Assembléia Legislativa, em ato cuja finalidade foi representar a união de todos em torno da causa da inclusão do portador de deficiência na sociedade.

alesp