Emenda destina R$ 800 mil para a Fatec de Franca


07/11/2007 20:45

Compartilhar:


O deputado Roberto Engler (PSDB) apresentou emenda ao Orçamento estadual de 2008 destinando recursos no valor de R$ 800 mil para a implantação da Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Franca. A previsão é que as aulas da mais nova faculdade pública e gratuita da cidade comecem a partir de agosto de 2008.

"Já temos o compromisso firmado do governador José Serra (PSDB) e da superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, minha grande amiga e responsável pelas Fatecs e todo o Estado, de que a unidade de Franca será implantada. Mas sabemos que isso consome investimentos. Nossa solicitação já visa assegurar parte deles", disse Engler.

A confirmação a que se refere o deputado aconteceu ainda no mês de junho, quando Laganá visitou a cidade e deu o pontapé inicial do processo de instalação. Na ocasião, a convite do deputado, ela se reuniu com mais de trinta lideranças locais para discutir quais seriam os cursos que a unidade disponibilizará. A implantação ainda foi reafirmada em anúncio oficial de Serra, durante visita a cidade no fim de julho.

Pelo menos duas opções de formação já estão sendo estudadas para serem colocadas à disposição dos jovens francanos. Uma delas já é certa e tem relação com a principal atividade econômica da cidade: o setor de couro e calçados. O curso de projetos, manutenção e operação de aparelhos médico-hospitalares também está em análise. Duas reuniões com a presença do coordenador de ensino técnico do Centro Paula Souza, professor Almério Melquíades de Araújo, foram realizadas em Franca, no início de setembro para discutir os currículos das graduações. Na primeira reunião, em junho, cursos nas áreas de Agromegócios e Meio Ambiennte também foram sugeridos. Outros encontros para discuti-los ainda serão realizados.

rengler@al.sp.gov.br

alesp