OS MUNICÍPIOS E AS DROGAS - OPINIÃO

Afanasio Jazadji*
09/08/2001 11:29

Compartilhar:


Como o problema das drogas no Brasil se agrava a cada dia, o governo federal tem defendido o combate aos traficantes e a ampliação da prevenção. O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Alberto Cardoso, que se tornou o grande responsável pela estratégia brasileira de combate ao problema das drogas, falou sobre o assunto em Ribeirão Preto, em seminário regional sobre os investimentos que o governo Fernando Henrique Cardoso tem feito por meio do programa de desenvolvimento Avança Brasil, criado em 1999.

Segundo o general Cardoso, as prefeituras deveriam engajar-se mais no combate às drogas, em vez de deixar essa tarefa apenas para os governos federal e estadual. Acrescentou que muitos municípios já possuem seus conselhos locais (um dos pioneiros é Rio Claro, no interior paulista), os quais podem receber verbas federais, repassadas pelo Fundo Nacional Antidrogas. É claro que a política de combate direto ao traficante tem de ser de âmbito federal, mas como a prevenção é tão importante quanto o combate, o general Cardoso tem razão ao pedir a

ajuda das prefeituras. Na verdade, se administrações municipais e entidades civis agirem em conjunto, conseguirão que os jovens abandonem o uso das drogas, oferecendo-lhes alternativas de lazer.



*Afanasio Jazadji é advogado, jornalista, radialista e deputado estadual pelo PFL.

alesp