Assembléia realiza Encontro dos Descobrimentos


17/04/2006 16:32

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa de São Paulo realiza nesta segunda-feira, 17/4, às 20h, sessão solene comemorativa do 25º Encontro dos Descobrimentos-Brasil-Portugal-Japão, por iniciativa do deputado estadual João Caramez (PSDB).

O evento, marcado para acontecer no Plenário Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, reunirá diversas autoridades e personalidades, entre historiadores e entidades que buscam através da cultura preservar os fatos que marcam as relações entre esses países.

O Encontro dos Descobrimentos vem acontecendo em série e percorre diversas regiões dos países agregados, sempre levando a proposta de incentivo à cultura e aos costumes dos povos. A idéia de sua realização partiu de José Gregori e Nelson Faria de Oliveira, que participarão da sessão solene na Alesp.

Portugal e Japão também foram contemplados recentemente com o evento, que buscou uma integração maior na busca cultural a que se propõem as discussões e as homenagens prestadas durante a realização do Encontro dos Descobrimentos.

O deputado estadual João Caramez tem participado ativamente da sua realização a convite de Nelson Faria de Oliveira, que despertou no parlamentar a vontade de realizar o evento na Assembléia Legislativa de São Paulo.

Para a noite desta segunda-feira, está programada uma série de apresentações, além das homenagens que serão oferecidas através de um diploma comemorativo com a simbologia dos três países.

O Clube Arouca, um dos mais tradicionais da cidade de São Paulo, fará a apresentação do hino nacional com o intérprete Carlos Alberto Pereira Bento Júnior. Também haverá apresentação de Tambor com Marcelo Takano, além de danças típicas dos três países.

Entre os homenageados estão o Grupo de Congada São Benedito, o Centro Cultural Família Ilê-Axé, o Instituto Cisne, o Instituto Maruyama, o Espaço Mizar Cristal e o historiador e pesquisador Antonio Angélico Pimenta.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp