Homenagem ao jornalista Antonio Carlos Martinez


04/02/2004 18:49

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado Arnaldo Jardim

O deputado Arnaldo Jardim (PPS) apresentou na Assembléia Legislativa projeto de resolução denominando "Jornalista Antonio Carlos Godoi Martinez" o edifício-sede do Serviço Técnico de Editoração e Produção Gráfica da Assembléia Legislativa, anexo ao Palácio 9 de Julho.

Nascido em Campinas, em 1º/4/1947, Antonio Carlos Godoi Martinez era filho de Antonio Martinez Fernandes e Rozaik Godoi Martinez.

Depois de concluir o curso primário em Limeira, mudou-se com a família para Rancharia, onde cursou o ginasial e o científico entre 1958 e 1965.Transferindo-se para a Capital em 1966, entre 1968 e 1971 cursou até o 3º ano da Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Bacharelou-se em Jornalismo em 1980, pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero.

Durante o tempo em que cursou Filosofia na PUC/SP, participou ativamente do movimento estudantil contra o regime militar. Em razão disso, Martinez foi preso e torturado, tendo que se refugiar em municípios do interior do Estado.

Na área da comunicação, teve grande experiência profissional, atuando como assistente de produção na Rádio e Televisão Cultura de São Paulo, repórter especializado e chefe de redação nas revistas Grand Prix e Auto Motor, tendo ainda atuado como redator publicitário.

Em 1979, ingressou na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, na função de assessor de imprensa do deputado Franco Baruselli. Efetivado por concurso em 1982, exerceu as funções de Redator Parlamentar na antiga Divisão de Redação Oficial e Artes Gráficas (Droag). De 1989 a 1995 foi diretor do então Serviço de Artes Gráficas do Legislativo Paulista, onde desenvolveu inúmeros projetos gráficos e editoriais, além de dar início à informatização do setor.

Durante o período de 1996 a 2001, atuou na área de comunicação da Secretaria Geral de Administração do Parlamento Paulista, quando coordenou a comissão constituída pela Portaria conjunta SGA/SGP 05/97, que elaborou o Manual de Redação Administrativa da Casa, distribuído para órgãos públicos de todo o país. Atualmente, vinha exercendo as funções de editor-adjunto do Diário Oficial do Poder Legislativo, quando faleceu, em 10/1/2004.

Era casado, há mais de 20 anos, com a jornalista Maria Elizabeth Melo Avelar.

Para o deputado Jardim a homenagem - e lembrança - é mais do que justa para um profissional como Antônio Carlos que dedicou anos de sua vida trabalhando na Assembléia Legislativa.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp