Notas de Plenário


18/10/2005 18:26

Compartilhar:


Justiça

Antonio Salim Curiati (PP) clamou por justiça ao referir-se ao tratamento dado ao ex-governador Paulo Salim Maluf, 74 anos, detido na Custódia da Polícia Federal. "Vamos corrigir isso, pois nunca é tarde demais", disse, lembrando que Paulo Maluf tem formação universitária e não sofreu nenhuma condenação. Curiati lembrou ainda que no entendimento do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, o ex-governador merecia estar em uma unidade prisional especial. Curiati leu notícia publicada pelo O Estado de S. Paulo sobre gastos do doleiro Birigui e de sua família, comprovados em documentos bancários coletados pela Promotoria Distrital de Manhattan. Para o deputado, esses e outros dados da reportagem apontam para um encaminhamento equivocado quanto às denúncias contra o ex-governador. Concluindo, o deputado fez um apelo aos parlamentares estaduais para que injustiças dessa natureza sejam corrigidas e fez um alerta: "Não sabemos o dia de amanhã, todos nós podemos vir a ter um parente ou amigo em situação difícil como a do Dr. Paulo Maluf!" (nota republicada por ter saído com incorreções)

Retrocesso

Ao comentar a participação de artistas na campanha pelo "Sim" no referendo sobre a proibição do comércio de armas, o deputado Antonio Salim Curiati (PP) referiu-se à posição em favor do "Não", assumida pelo cantor e compositor Fagner, que disse à reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, que "artista é alienado". Para Curiati, o dinheiro gasto pelo governo com a realização do referendo deveria ser investido em moradia, em saúde pública e em educação. "É disso que o País precisa", afirmou. Segundo o deputado, a vitória do "Sim" representaria um retrocesso político, uma volta à ditadura militar, com a privação dos direitos do cidadão. (nota republicada por ter saído com incorreções)

Dia do médico

Fausto Figueira (PT) informou sobre um projeto de lei, a ser protocolado, que ele elaborou em conjunto com outros deputados da casa, que também são médicos, como Pedro Tobias (PSDB), Antonio Salim Curiati (PP), Milton Flávio (PSDB), entre outros. O projeto estabelece critérios para a edição de lista referencial de honorários e serviços para os procedimentos médicos, no âmbito do Estado de São Paulo, e dá outras providências. "É um ato simbólico aproveitar o dia de hoje para apresentar o projeto. É algo que interessa a toda a população de São Paulo". Além disso, o deputado falou sobre o aumento do salário dos médicos do Estado, que foi fixado em R$ 1.446,18 e saudou os profissionais da medicina pelo seu dia, 18 de outubro.

Preservação da vida

Vanderlei Siraque (PT) homenageou os médicos e disse que a finalidade primordial da medicina é a preservação da vida humana. Para a medicina, mais triste que as doenças não podem ser curadas é quando a vida é tirada por causas externas, como acidentes de trânsito. "O pior de tudo é a violência. Tenho certeza de que a maioria dos profissionais da área da saúde vai votar sim no referendo, com algumas exceções". O parlamentar informou que nem todas as doenças podem ser prevenidas, mas a violência pode e por isso está nas mãos do povo a decisão de banir o comércio de armas de fogo no referendo do domingo próximo.

Indignação

"Não é a primeira vez. Novamente venho manifestar minha indignação", reclamou o deputado Milton Flávio (PSDB) de ter sido agredido verbalmente por deputados do PT, com quem teve um debate duro na semana passada. "Não debati agressões no plenário e mesmo assim me pediram para maneirar. Não querem que eu cite Brasília, que eu compare políticas diferentes. Serei comedido hoje. Não voltarei ao tema". Por fim, o parlamentar reclamou da saúde veterinária, que faltam políticas públicas para o setor por conta de recursos não aplicados. "Temos o maior rebanho do mundo, e o mais mal cuidado também".

Justiça de Deus

Antonio Salim Curiati (PP) disse estar há 15 dias defendendo a injustiça que se comete com a prisão de Paulo Maluf e seu filho Fábio. "Ele tem nível superior, é um empresário bem sucedido". O deputado leu as notas publicadas no Diário Oficial sobre o assunto e reclamou de algumas informações erradas. Segundo ele, os deputados deveriam visitar as instalações da prisão, o cubículo de 3 a 4 metros, para comprovar que é inadequado não só para o ex-prefeito, mas também para outros presos. O parlamentar leu no Estado de S. Paulo que as acusações contra Maluf não são verdadeiras e que foi comprovado que os US$ 161 milhões que supostamente seriam seus eram do doleiro que o acusou. "Deus está aí na nossa frente. Aqueles que desejam o mal, que têm inveja, vão pagar nesta terra. A justiça será feita e Maluf e seu filho serão libertados".

Congresso Nacional do PCdoB

O deputado Nivaldo Santana (PCdoB) cumprimentou os trabalhadores da Afitesp que reivindicam melhoria salarial. O parlamentar divulgou o 11º Congresso Nacional do PC do B, em Brasília, com abertura marcada para o dia 20 de outubro, às 17 horas. Santana disse que para a abertura da solenidade está prevista a participação de dezenas de delegações internacionais e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dos presidentes do Senado, Renan Calheiros, da Câmara Federal, Aldo Rebelo, e do Supremo Tribunal Federal, Nelsom Jobim. O partido tem 83 anos de existência e, segundo o deputado comunista, "sempre visou a democracia, os direitos dos trabalhadores, do povo, a soberania do país e a defesa do socialismo como saída estratégica para os grandes impasses políticos, econômicos e sociais".

Febre aftosa

Para o deputado José Zico Prado (PT), a febre aftosa é um problema a ser resolvido e uma preocupação de todos. Ele considerou que esse assunto tem de ser visto com mais atenção, porque é a segunda vez que surgem focos no mesmo lugar, na divisão do Brasil com o Paraguai. Zico respondeu ao deputado Milton Flávio dizendo que este não está bem informado sobre o assunto. Segundo ele, o deputado tucano acusa o governo federal de irresponsabilidade, mas não vê as parcas situações dos trabalhadores dos institutos de pesquisa, que mal têm lugar para trabalhar, nem tampouco os equipamentos necessários, cujo provimento é da responsabilidade do governador do Estado, Geraldo Alckmin. Zico acrescentou que governador não apresenta políticas para melhorar a agricultura do Estado de São Paulo.

Contraponto

Em defesa do correligionário Milton Flávio, o deputado Pedro Tobias (PSDB) disse que seu colega apenas referiu-se às denúncias feitas pelo Ministro da Agricultura e veiculadas pela imprensa. "Toda a imprensa está falando disso, denunciando a falta de atitude da equipe econômica do governo federal". Tobias disparou: "O PT é especialista em criticar a oposição, enquanto o presidente apenas discursa". Em homenagem ao Dia do Médico, comemorado nesta terça-feira, Pedro Tobias elogiou esse profissional, que "trabalha inclusive aos sábados, domingos e feriados, muitas vezes em lugares que não oferecem condições, para salvar vidas".

Liderança em decadência

Milton Flávio (PSDB) cumprimentou a classe médica e fez um agradecimento especial a todos os que contribuíram para a sua formação. Segundo ele, foi dessa forma que pôde chegar a deputado estadual e criar projetos de lei que contribuem para que a saúde no país seja recuperada. O parlamentar, referindo-se ao pronunciamento de Zico Prado, disse não se surpreender com "a falta de argumentação do companheiro", que o acusa de mal-informado. Mencionou a posição do empresário Benjamin Steinbruch, que disse: "Quem é o líder, o maior, tem a obrigação de ser também o melhor". No caso das carnes, portanto, o programa brasileiro deve ser exemplar, já que o país tem liderança mundial nesse mercado.

alesp