Notas de Plenário


19/09/2005 18:26

Compartilhar:


Verba para universidades

Milton Flávio (PSDB) pediu a publicação de um artigo seu, intitulado "Não basta vontade", no qual aprofunda assunto que tratou na tribuna: sua luta por mais recursos destinados às universidades para expansão de vagas e criação de cursos noturnos. O deputado se disse preocupado com o fato de reitores das universidades e presidentes de estatais não prestarem contas sobre suas gestões. Uma reclamação feita pelo parlamentar foi que 90% da verba destinada às universidades é utilizada no pagamento dos professores, muitos dos quais, já aposentados. "É justo?", indagou.

Férias

José Bittencourt (PTB) falou sobre as férias não gozadas pelos servidores do Poder Judiciário. Devido ao acúmulo de trabalho e outros argumentos, como a necessidade de trabalhadores com experiência para o bom funcionamento dos serviços, os empregadores não têm cedido férias aos servidores. "Estamos preparando estudo técnico a respeito de leis trabalhistas", argumentou. O deputado fez um apelo ao presidente do Tribunal de Justiça, para que essa situação seja revista, e disse que desde 2000 as férias são remarcadas, prejudicando o trabalho desses funcionários.

Contradição

Renato Simões (PT) relatou um debate ocorrido durante a manhã com os deputados Jorge Caruso (PMDB) e Edson Aparecido (PSDB) sobre o veto do governador às verbas destinadas à Educação. "Em primeiro lugar, todos votaram a favor da emenda. Apenas o líder do governo foi contra. Agora votam a favor do veto, dizendo que haverá acordo. Isso é contraditório", disse Simões. Ele disse entender a mobilização dos professores e estudantes que protestam na Casa: "Gostaria de pedir que uma nova relação de moções e manifestações seja consignada na ata dos trabalhos", concluiu o deputado, afirmando ter recebido reclamações de instituições como a UNE e câmaras municipais de várias cidades do Estado.

Resgate frustrado

"Hoje, na Rádio Atual, falei com um senhor que me relatou um fato ocorrido recentemente em Avaré. Segundo ele, um grupo de bandidos com armas de grosso calibre, inclusive com mísseis, preparava-se para invadir a prisão da cidade para libertar um preso, quando foi surpreendido pela Polícia Militar", afirmou Conte Lopes (PP). Para o deputado, felizmente os criminosos foram detidos a tempo, apesar de o efetivo policial da região ser insuficiente para atender a demanda. Em razão disso, Lopes solicitou ao governador Geraldo Alckmin o destacamento de um batalhão da PM para as cidades da região, que possuem três presídios " um em Avaré, e os outros nas cidades de Iaras e Itaí.



" Parabenizo a firmeza da Casa e da PM"

Vitor Sapienza (PPS) referiu-se a um fato inusitado acontecido na Assembléia na semana passada. Diante do impasse causado pela perspectiva da votação do veto referente à emendas da LDO que destinam mais verbas do Orçamento para a Educação, o deputado, diante das manifestações dos estudantes, temeu pela segurança da Casa. "O fato inusitado é que a Mesa Diretora agiu com firmeza para controlar a situação. Reivindicar é um direito garantido pela democracia; outra coisa é invadir a Casa, colocando em risco a segurança de deputados e assessores. Parabenizo a atitude da Polícia Militar e da Mesa da Assembléia Legislativa, que conseguiram conter a tumulto causado pelos manifestantes.

alesp