Assembléia Legislativa comemora Dia da Comunidade Árabe


22/03/2005 18:00

Compartilhar:


O Legislativo paulista realizou na segunda-feira, 21/3, sessão solene para comemorar o Dia da Comunidade Árabe. O presidente Rodrigo Garcia (PFL) deu as boas-vindas a todos os presentes, em especial ao embaixador da Síria no Brasil, Eli Diab, e destacou as relações diplomáticas entre o Brasil e as nações árabes. Em seguida, passou a condução dos trabalhos ao deputado Romeu Tuma (PMDB), requerente da sessão, que ressaltou a importância dos países árabes, "berço da Civilização Ocidental", e fez apelo para que seja libertado o engenheiro João José de Vasconcelos Júnior, seqüestrado no Iraque. Os deputados Said Mourad (PFL), Zuza Abdul Massih (PRP) e Pedro Tobias (PSDB) homenagearam seus ancestrais e enalteceram o trabalho dos imigrantes árabes no Brasil.

Alem do embaixador sírio, pronunciaram-se também o ex-presidente da Fearabe-América e membro do Conselho das Comunidades Estrangeiras (Conscre), Rezkalla Tuma, e o Metropolita da Igreja Ortodoxa, dom Damaskinos Mansour. Eli Diab referiu-se ao conflito entre Líbano e Síria e apoiou o ingresso do Brasil no Conselho de Segurança da ONU. O senador Romeu Tuma (PFL/SP) informou que foi aprovado pelo Senado projeto de sua autoria instituindo o Dia 25 de Março, dia da publicação da primeira Constituição brasileira, como Dia Nacional da Comunidade Árabe. A matéria aguarda aprovação da Câmara dos Deputados.

O deputado Said Mourad fez convite para evento da comunidade árabe a ser realizado no dia 30 de março, às 20h30, no Clube Homs, na avenida Paulista.

alesp