Bibliotecas nos terminais de transportes públicos


23/08/2004 15:39

Compartilhar:


O deputado Paulo Sérgio (PRONA) apresentou projeto de lei que visa incentivar a leitura no Estado de São Paulo, implantando bibliotecas nos terminais de transportes públicos.

O PL 412/2004 pretende fomentar a prática da leitura e dar vazão à livre manifestação cultural, mediante a criação de espaços públicos capazes de garantir a divulgação cultural e artística, servindo ainda como meio de acesso da população ao acervo das bibliotecas.

Além disso, a propositura prevê o acesso às bibliotecas por toda a população, independentemente da utilização dos terminais, podendo transformar-se em mais uma opção de espaço de leitura para aposentados, crianças, donas de casa e entusiastas das obras literárias.

A falta de intimidade com os livros entre os alfabetizados não é um problema recente. Em 1936, Mário de Andrade, então criador do Primeiro Departamento de Cultura de São Paulo, já dizia: "A disseminação no povo do hábito de ler criará fatalmente uma população urbana mais esclarecida, mais capaz de vontade própria, menos indiferente à vida nacional".

A pouca leitura não é um problema restrito ao Brasil. No final da década de 70, a UNESCO adotou o conceito de alfabetizado funcional que para definir: são pessoas capazes de usar a leitura e a escrita diariamente. O Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional (INAF) constatou que apenas 21% da população brasileira atinge o domínio pleno da leitura e escrita. Em outras palavras, no Brasil, quase 80% podem ser considerados analfabetos funcionais.

alesp