Da Tribuna


13/06/2011 18:44

Compartilhar:


Reajuste salarial



"E o governo estadual continua com esse arrocho salarial... ", afirmou Carlos Giannazi (PSOL) referindo-se à ação judicial acerca do direito de revisão anual de salários por servidores públicos. Ele comentou que não há reposição salarial das perdas inflacionárias para o funcionalismo público desde 1997 e que várias categorias estão se organizando para reivindicar esse e outros direitos. "Essa política de arrocho e de compressão salarial vem se estendendo desde 1995, ano em que o PSDB assumiu o governo do Estado. Mudaram os personagens, mas a política é a mesma", observou. (DK)



Máfia da Merenda



Adriano Diogo (PT) leu diversas notícias sobre a Máfia da Merenda, composta por várias empresas envolvidas em irregularidades nas licitações, que esteve atuando em diversos municípios paulistas, dentre eles Jales e Pindamonhangaba. Ele criticou o posicionamento imparcial do Ministério Público estadual nas investigações. "Estamos aqui para denunciar a apuração seletiva em relação às prefeituras do PT, que são as únicas investigadas nas denúncias a respeito da Máfia da Merenda", protestou. (DK)



Sem explicação



A respeito do serviço de limpeza das calhas dos rios Tietê e Pinheiros, Enio Tatto (PT) disse que convocará o secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, para prestar esclarecimentos "sobre o montante de dinheiro que está sendo gasto nesses serviços". Tatto explicou que, em 2008, pagava-se R$ 68,3/m" de lixo retirado da calha e, neste ano, aumentou para R$ 136,99/m". "São 101,36% de aumento de um contrato para outro para fazer o mesmo serviço. Como se explica isso?", questionou. (DK)



Política salarial



Olimpio Gomes (PDT) concordou com o pronunciamento do deputado Enio Tatto (PT) e a convocação do secretário de Edson Giriboni. Também referiu-se às palavras de Adriano Diogo e complementou: "O Ministério Público não pode ter posição político-partidária, sua obrigação é fiscalizar o uso dos recursos públicos". Gomes mencionou que, no dia 10/6, esteve presente na concentração das lideranças de policiais civis, realizada na sede do Sindicato dos Bancários, em Assis. A reunião contou com dezenas de policiais inconformados com a política salarial imposta pelo governo estadual e que querem se mobilizar por mudanças. (DV)



Eletropaulo



Donisete Braga (PT) comentou a falta de luz que atingiu milhares de usuários da Eletropaulo, na semana passada. O deputado culpou a empresa de energia elétrica e disse que ela já deveria ter estabelecido algum processo para evitar situações como essa, em que cerca de 600 mil usuários ficaram sem luz. Para Braga, a Eletropaulo não tem uma postura digna com a população, "não é certo acontecer isso com o cidadão que paga a conta todo mês", declarou. O parlamentar considerou Geraldo Alckmin o principal coordenador do processo de privatização do Estado de São Paulo.



Ferrovias



"Nós estamos andando na contramão da história", declarou Jooji Hato (PMDB), em relação ao pouco uso das ferrovias. Para o parlamentar, as ferrovias tem grande importância em qualquer país do mundo, diferentemente do Brasil. O parlamentar acredita que, dando fim a esse meio de transporte, estamos acabando com a pouca infraestrutura que temos. "Eram cerca de 34 mil km, reduzidos para 29 mil, e que farão falta", opinou. Segundo o deputado, vai ocorrer com a ferrovias o mesmo que aconteceu com os bondes em São Paulo, que deixaram de existir. "Era um transporte limpo e elétrico, que acabou. Isso não é bom para ninguém". (DV)



Bitucas de cigarro



Sebastião Santos (PRB) apresentou em plenário imagens em vídeo de ruas, rios, lagos e lixões abarrotados de bitucas de cigarro. Mostrou estatísticas, segundo ele "aterrorizantes", da quantidade de cigarros consumida no Brasil: 150 bilhões em um ano. "Devido ao descaso com o meio ambiente, inclusive nos arredores desta Casa, como demonstrei, protocolei projeto que possibilita ao Estado e aos municípios o controle desse lixo. É fundamental que essas bitucas sejam recolhidas e transformadas em lixo orgânico", afirmou Santos. (MZ)



Dia do Panificadior



Vanessa Damo (PMDB) parabenizou o profissional de panificação, cujo dia é comemorado em 13/6. A deputada enalteceu o trabalho e a importância dos profissionais para a população. Parabenizou o presidente do sindicato da categoria Chiquinho Pereira, que fez, no centro da capital, uma distribuição gratuita de pães, para comemorar a data. Disse ainda que seu PL instituindo o Dia Estadual do Trabalhador em Panificação e Confeitariaa encontra-se em fase final de tramitação na Casa. (MZ)

alesp