Líder do PMDB defende projeto que proíbe PET em São Paulo


24/01/2008 09:39

Compartilhar:


Líder da bancada do PMDB, o deputado Baleia Rossi disse que apoiará o projeto de lei que o governador José Serra pretende enviar à Assembléia Legislativa, propondo a proibição, a partir de 2011, da fabricação e uso no Estado de São Paulo de garrafas PET, utilizadas principalmente no comércio de bebidas e produtos de limpeza. O parlamentar classifica a iniciativa como correta e corajosa.

Para Baleia Rossi, a aprovação do projeto eliminará uma das maiores fontes poluidoras do meio ambiente, que são as garrafas PET jogadas em rios, rodovias, ruas e terrenos baldios. "Além de contaminar a natureza, elas contribuem para as inundações urbanas, pois entopem bueiros e bocas-de-lobo", afirma.

As campanhas educativas para a reciclagem das PET são louváveis, mas não têm sido suficientes para impedir que elas se tornem fonte poluidora do meio ambiente, avalia o parlamentar. "O projeto de lei do governador Serra deve oferecer uma solução definitiva para o problema", ele explica.

Baleia Rossi reconhece que a medida exigirá investimentos das empresas que utilizam garrafas PET, mas lembra que o governo do Estado, ao elaborar o projeto que vai propor, teve a cautela de estabelecer a vigência da proibição da fabricação e uso desse material no território paulista só a partir de 2011. "As empresas terão três anos para se adequar à nova norma legal. E os investimentos feitos vão valer a pena, pois resultarão em benefícios para a natureza, para a qualidade de vida da população e para a própria imagem dos produtos", garante o parlamentar peemedebista.



baleiarossi@al.sp.gov.br

Notícias mais lidas

alesp