Psicopedagogos são homenageados em solenidade na Assembléia Legislativa


12/11/2004 17:57

Compartilhar:


Da redação

Por solicitação da deputada Ana Martins (PCdoB), a Assembléia Legislativa realizou sessão solene na manhã desta sexta-feira, 12/11, para comemorar o "Dia do Psicopedagogo".

A classe ainda se ressente da falta de regulamentação Legislativa. Essa foi a tônica dos discursos proferidos pelos presentes na solenidade. Yara Prates, conselheira da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPP), contou uma fábula envolvendo as figuras "saberes", "fazeres" e "haveres", afirmando que quanto mais "saberes", têm-se menos "fazeres", e as pessoas, mais "haveres". Entretanto, há ainda a presença dos "quereres", sendo este um entrave na aplicação dos "saberes".

A presidente da ABPP, Maria Cecília Castro Gasparian, agradeceu a iniciativa da deputada em homenagear publicamente esta categoria profissional e pleiteou a aprovação do PL 128/2000, que dispõe sobre a implantação de assistência psicológica e psicopedagógica ao aprendiz e à instituição, em todos os estabelecimentos de ensino básico, de educação infantil, fundamental e médio.

Em seu discurso de encerramento, Ana Martins destacou que "embora se tenha avanços tecnológicos atualmente, muitos setores da sociedade não se beneficiam deles por dificuldade no aprendizado". Ressaltou ainda que muitas escolas no interior de São Paulo, e em várias capitais do país, os psicopedagogos já têm presença obrigatória no processo educacional, como Porto Alegre, Salvador, Rio de Janeiro, dentre outras.

Ao final, a deputada entregou diplomas e flores a várias participantes do evento e se comprometeu a envidar esforços, juntamente com seu colega de partido, o deputado Nivaldo Santana, a defender a regulamentação da profissão.

alesp