Deputada visita programa de internação domiciliar em Santos


31/10/2007 09:04

Compartilhar:


Uma comitiva de Sorocaba esteve na cidade Santos, no litoral Paulista, para conhecer o atendimento humanizado a pacientes crônicos estáveis. A deputada Maria Lúcia Amary, líder do PSDB na Assembléia, convidou o doutor Ademir Watanabe, supervisor do Programa Médico da Família, e a doutora Maria Alice de Souza, coordenadora geriátrica do programa, para ver como o sistema funciona.

O coordenador do Departamento Municipal de atenção pré-hospitalar de Santos, doutor Edmar Gomes, explicou que a prefeitura capacita um "cuidador", membro da família, que se encarrega de dar atenção ao paciente. A casa é visitada com a freqüência necessária por uma equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, psicólogos).

O município também fornece os remédios, disponíveis na rede pública. A maioria dos atendimentos é feita a idosos acamados. Segundo a deputada, a visita foi uma oportunidade para a equipe técnica de Sorocaba conhecer esse atendimento diferenciado." O atendimento humanizado reduz o estresse dos pacientes, reduz o risco de infecção e evita a superlotação de leitos hospitalares", argumenta. Maria Lúcia Amary se colocou a disposição para solicitar ao governo do Estado verba para viabilizar a implantação desse programa em Sorocaba.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp