Parlamentar pede desativação de cadeia anexa a DP em Santos


05/09/2005 13:37

Compartilhar:


A fuga de nove detentos da cadeia anexa ao 5º Distrito Policial, na zona noroeste de Santos, ocorrida em 1/8, durante o horário de visitas, levou o deputado Fausto Figueira (PT) a cobrar novamente do governo do Estado a desativação do local. Apenas quatro fugitivos foram recapturados na tarde do mesmo dia. O anexo tem capacidade para 24 pessoas, mas no dia da fuga abrigava 87.

"Esta tem sido uma rotina que leva insegurança e temor à população, além de demonstrar a inadequação do imóvel para abrigar uma cadeia. O 5º DP é um barril de pólvora e a Secretaria da Segurança Pública sabe disso há muito tempo", afirma o deputado.

Figueira anunciou que vai reiterar, em ofício ao secretário da Segurança, Saulo de Castro Abreu Filho, o pedido de desativação urgente do anexo. Ele já cobrou do governo, por diversas vezes, a desativação daquela cadeia, instalada no bairro Jardim Bom Retiro, uma área residencial. No dia 21/3 último, 25 presos escaparam durante uma rebelião. Em fevereiro, cerca de 20 haviam conseguido fugir. A desativação foi prometida pelo governador e anunciada pela Secretaria da Segurança Pública. O governo tem condicionado a medida à construção de um Centro de Detenção Provisória em Santos, ainda sem local definido e sem previsão de início das obras.

O parlamentar defende a extinção do anexo desde junho de 2004, após a morte de um detento durante uma rebelião. Na ocasião, ele visitou o distrito e, na Assembléia Legislativa, apresentou requerimento em que questionava o governador sobre as promessas de desativar as carceragens anexas a distritos policiais. Em novembro daquele ano, outros 70 presos escaparam e Figueira responsabilizou o governo por omissão na questão penitenciária, em duro pronunciamento no Parlamento.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp