Fenacoop reúne expositores e fortalece movimento cooperativista


13/08/2004 17:44

Compartilhar:


A mesa de abertura da 1ª Feira Internacional de Cooperativas, Fornecedoras e Serviços - Fenacoop 2004, que aconteceu entre os dias 4 e 7 de agosto, em São Paulo, contou com a participação do coordenador da Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulista - Frencoop/SP, o deputado Arnaldo Jardim (PPS).

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, participou da abertura do evento junto com o secretário estadual da Agricultura, Antônio Duarte Nogueira; o presidente da Aliança Cooperativa Internacional, Ivano Barberini; o presidente da Ocesp, Evaristo Machado Netto; o diretor do Denacoop, José Norberto Krestzer; e o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas. Representando o Legislativo paulista, o deputado Arnaldo Jardim disse que o evento se firmou como um dos mais importantes do calendário do cooperativismo brasileiro.

A feira reuniu 120 expositores, entre os quais, empresas e representantes de todos os ramos cooperativistas. Recebeu delegação da China composta por 20 dirigentes das suas maiores cooperativas, com o objetivo de aumentar a comercialização com o Brasil. Segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), os chineses, em 2003, compraram R$ 156 milhões em produtos de cooperativas brasileiras. Também estiveram presentes dirigentes cooperativistas dos Estados Unidos, Irã e Sri Lanka.

Com apoio do Sistema OCB/Sescoop (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), a feira foi acompanhada pelo 1º Congresso do Desenvolvimento Cooperativista/ 2º Congresso Nacional de Cooperativismo de Crédito (Condecoop/Conacc), que contou com palestras na área tributária e trabalhista com especialistas do Brasil e do exterior. Durante o evento, aconteceram também workshops e a reunião das cooperativas do Mercosul.

Arnaldo Jardim avalia que o cooperativismo carece ainda de uma definição de seu marco legal e que a Frencoop nacional, presidida pelo deputado federal Odacir Zonta, em colaboração com a Frencoop estadual podem contribuir para o avanço nessa direção.

alesp